Desde quando alcançou o estrelato global com “O Lobo de Wall Street” (2013), Margot Robbie interpretou diversas personagens marcantes. Vimos a atriz como Arlequina em “Esquadrão Suicida” e como a boneca mais famosa do mundo em “Barbie” (2023). No entanto, houve uma personagem interessante que Margot encarnou nas telonas.
Estou falando de Nellie LaRoy, personagem de Robbie em “Babilônia” (2022), filme de Damien Chazelle, conhecido por dirigir “La La Land” (2016). O filme narra a história de Hollywood, cuja indústria passava por um momento de ouro nos anos 1920. Nele, vemos diversas estrelas que tentam manter o sucesso quando o cinema passa por uma transição dos filmes mudos para o cinema falado.
LaRoy (Robbie) é uma mulher aspirante a atriz que tenta, a todo custo, obter a fama. Certo dia, ela substitui uma atriz em um grande filme de época e ao dar tudo de si, ela chama a atenção de muitos, passando a fazer grandes filmes de sucesso, tornando-se uma estrela do cinema. Nesse ínterim, ela enfrenta diversos conflitos que chegam a custar sua carreira.
Para Margot Robbie, interpretar LaRoy foi tão difícil quanto imaginava. A personagem era tão intensa que foi complicado para Robbie desapegá-la. Afinal, qual ator nunca se identificou tanto com um personagem, não é? Em entrevista à Shondaland, a atriz de “Barbie” comentou sobre o momento pós-“Babilônia”.
“Fiquei muito, muito triste ao terminar este [filme]”, declarou Robbie. “[…] Às vezes me apego a certos personagens. Mas essa, acho que Nellie…não sei…Acho que coloquei tanto de mim, do meu corpo e de tudo nessa personagem que isso meio que me deixou em pedaços no final. Eu não queria que isso acabasse. Eu senti como se estivesse realmente explorando uma parte de mim que nunca havia encontrado sendo atriz, uma intérprete. Acho que é porque Damien estava esperando muito e escreveu um personagem tão incrível, e pensei que talvez nunca faria isso novamente”, completou.
Inicialmente, Margot Robbie não estaria em Babilônia
Embora Margot Robbie tenha encarnado Nellie LaRoy em sua forma esplêndida, ela não foi escalada de imediato para o papel. Acontece que Emma Stone faria a produção, porém abandonou devido à conflito de agenda, fora que o projeto sofreu adiamento por conta da pandemia da covid-19.
Apesar de Robbie substituir Stone, Chazelle ficou encantado com a performance da atriz no longa. Em entrevista ao Bussiness Insider, o cineasta declarou que foi difícil imaginar outra pessoa no papel.
“Quero dizer, com Margot, inicialmente era com Emma Stone, e depois toda a nossa programação mudou. Mas fora Emma ou Margot, era difícil imaginar outra pessoa interpretando. E certamente agora que vejo Margot na personagem, é difícil imaginar alguém além dela fazendo isso. Então acho que as coisas acontecem por alguma razão”, disse o diretor.
Mesmo com uma trama para lá de interessante, “Babilônia” teve um desempenho inferior nas bilheterias, arrecadando US$ 63,4 milhões globalmente, valor insuficiente para recompensar o orçamento de cerca de US$ 80 milhões. A atuação de Robbie foi considerado um dos pontos positivos da produção, tanto é que rendeu para a atriz uma indicação ao Globo de Ouro. Além disso, o longa conquistou três indicações ao Oscar.
“Babilônia” está disponível em plataformas como Paramount+, Prime Video, Telecine Play e Google Play Films.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!