“Psicose” (1960) é, sem dúvida, um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. Dirigido por Alfred Hitchcock, o longa marcou o mundo cinematográfico e serve de inspiração para muitos filmes do gênero. Você deve se lembrar do trailer de “Maxxxine”, estrelado por Mia Goth, que mostra muitas referências à produção de Hitchcock.
Inspirado no romance homônimo de Robert Bloch, a trama acompanha Marion Crane (Janet Leigh), uma mulher que foge após roubar US$ 40 mil de seu chefe. Durante a viagem, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e decide se hospedar em um velho hotel. Lá, ela acaba conhecendo Norman Bates (Anthony Perkins), administrador do local que tem um forte carinho por sua mãe. No entanto, o que parecia ser uma simples estadia acaba tornando-se um verdadeiro pesadelo.
O filme, que fez bastante sucesso na década de 1960 e é lembrado até os dias de hoje, conta com curiosidades interessantes e separamos seis delas; confira abaixo:
Alfred Hitchcock comprou todos os exemplares do livro de Robert Bloch
Para surpreender os espectadores, Hitchcock comprou todas as cópias disponíveis da obra de Robert Bloch. Isso porque ele não queria que as pessoas soubessem o final do filme. Além disso, ele solicitou que as redes de cinema não permitissem a entrada das pessoas após o início do filme, para que o final não fosse revelado para aqueles que chegaram atrasados.
Bem barato
“Psicose” contou com um orçamento modesto de US$ 800 mil e a escolha da fotografia em preto e branco foi proposital. Isso porque, caso necessitasse da tecnologia de cores, o custo seria maior. Curiosamente, o preto e branco também foi usado com o propósito de deixar as cenas de violência menos chocante.
A cena icônica
A gravação da cena icônica do filme, onde Marion Craine (Leigh) é assassinada embaixo do chuveiro, durou uma semana. Curiosamente, o ator Anthony Perkins, que interpreta o Norman Bates, não gravou a cena pois estava se preparando para uma peça teatral. Então, para filmar a cena, a equipe substituiu o ator por um técnico com características semelhantes.
O primeiro de muitos
“Psicose” contou com muitas inovações técnicas na época. Tornou-se o primeiro filme a mostrar um vaso sanitário sendo descarregado na tela, o que era um tabu na época. Hitchcock aprovou a cena idealizada pelo roteirista Joseph Stefano.
O desempenho de Anthony Perkins
A performance de Anthony Perkins como Norman Bates é considerada uma das melhores da história do cinema. A forma como Perkins faz Bates esconder o lado sombrio na trama surpreendeu tanto a crítica quanto o público. Apesar disso, Perkins não recebeu indicações à prêmios como Oscar e Globo de Ouro.
O melhor filme de terror de todos os tempos
Desde o seu lançamento, “Psicose” é relembrado por grandes veículos internacionais. Em 2022, a Variety elegeu a obra de Hitchcock como o melhor filme de terror de todos os tempos. “Dificilmente há um frame da obra-prima cataclísmica do mestre do suspense Alfred Hitchcock que não seja icônico”, escreveu a revista em seu artigo, exaltando o trabalho do diretor, assim como de Janet Leigh e Anthony Perkins.
Por fim, você pode assistir ou rever “Psicose” disponível na plataforma TeleCine.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!