O Festival de Cannes este ano premiará o Studio Ghibli com a Palma de Ouro honorária. É a primeira vez que o evento contempla uma empresa em vez de uma pessoa.
“Pela primeira vez na nossa história, não é uma pessoa, mas uma instituição que escolhemos para celebrar. Como todos os ícones da Sétima Arte, esses personagens povoam nossas imaginações com universos prolíficos e coloridos, e narrativas sensíveis e envolventes. Com o Ghibli, a animação japonesa se destaca como uma das grandes aventuras da cinefilia, entre tradição e modernidade”, disse a presidente de Cannes, Iris Knobloch, e o diretor geral do evento, Thierry Frémaux (via Variety).
Fundado em junho de 1985, o Studio Ghibli é uma produtora japonesa fundada por Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki, Isao Takahata e Yasuyoshi Tokuma. A empresa tem forte presença no mundo cinematográfico da animação e produziu grandes sucessos como “Meu Amigo Totoro” (1988), “A Viagem de Chihiro” (2001) e “O Menino e a Garça” (2023). Estes últimos venceram o Oscar de Melhor Filme de Animação.
Um dos fundadores da empresa, Toshio Suzuki, agradeceu a honraria. “Estou verdadeiramente honrado e encantado que o estúdio tenha recebido a Palma de Ouro honorária. Gostaria de agradecer ao Festival de Cannes do fundo do meu coração”, disse ele. “Há quarenta anos, Hayao Miyazaki, Isao Takahata e eu fundamos o Studio Ghibli com o desejo de levar animação de alto nível e qualidade para crianças e adultos de todas as idades”, continuou.
“[…]Realmente percorremos um longo caminho para que o Studio Ghibli se tornasse uma organização tão grande. Embora Miyazaki e eu tenhamos envelhecido consideravelmente, tenho certeza de que o Studio Ghibli continuará a enfrentar novos desafios, liderados pela equipe que dará continuidade ao espírito da empresa”, finalizou.
Com júri presidido por Greta Gerwig (Barbie), o Festival de Cannes este ano ocorrerá entre 14 e 25 de maio.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!