O filme brasileiro “Cidade de Deus”, dirigido por Fernando Meirelles, foi eleito melhor filme internacional de gangster pelo Collider. O site selecionou os dez melhores filmes não-americanos do gênero, e a produção brasileira aparece no topo da lista.
O filme de Meirelles conquistou o mundo todo na época de seu lançamento. Segundo levantamento da Preply com base nos dados do IMDb, é o segundo filme em língua não-inglesa mais assistido do mundo, ficando atrás apenas da comédia francesa “Intocáveis”, lançada em 2011.
Baseado na obra de Paulo Lins, o longa estreou no Festival de Cannes em maio de 2002. A estreia no Brasil foi um sucesso, levando mais de três milhões de espectadores às salas de cinema. Além disso, se destacou em premiações, rendendo quatro indicações ao Oscar 2004.
“Cidade de Deus” acompanha Buscapé, um jovem que mora em uma das comunidades mais perigosas do Rio de Janeiro. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, ele é salvo por seu talento na fotografia, o que o possibilita seguir carreira na profissão. Com a câmera em mãos, Buscapé registra o dia a dia na comunidade onde reside.
O filme apresenta um elenco composto por Alexandre Rodrigues, Douglas Silva, Darlan Cunha, Jonathan Haagensen, Alice Braga, Seu Jorge, entre outros.
Em 2022, o HBO Max anunciou o spin-off do longa, que irá acompanhar Buscapé vinte anos depois do evento do filme. A série segue sem data de lançamento até então.
Por fim, você pode assistir ou rever “Cidade de Deus” disponível na Netflix.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!