Desde o seu lançamento, “A Sociedade da Neve”, drama espanhol da Netflix indicado ao Oscar, vem fazendo muito sucesso. Aqueles que assistiram ao filme comprovam que o drama é bem sensível, porém poderia ser bem mais se o cineasta não cortasse cenas.
Segundo os maquiadores do filme, David Martí e Montse Ribé, o filme seria mais chocante do que já é. Eles afirmam que J.A Bayona, o diretor do longa, cortou muitas cenas para não chocar os telespectadores pelo fato de serem sensíveis demais. De acordo com eles, essas cenas incluíam cabeças decepadas e deglutição de cadáveres.
“Trabalhamos como loucos fazendo bonecos [cadáveres] com onças e onças de silicone”, disse Ribé ao IndieWire. “Se você tem uma pilha de mortos, os atores precisam ver, mas o público não. Os close-up foram cortados. Então, eu acho que, finalmente, há um bom equilíbrio entre o que você vê e o que você não vê, o quão horrível é a realidade, mas você não vai assustar as pessoas. Porque as pessoas não vão ver um filme de terror”, acrescenta.
Martí revelou que houve uma pilha de ossos em uma cena real que acabou não indo para a versão final do filme. “Bayona meio que escondeu isso. Foi uma questão de respeito para com as pessoas que morreram lá e com os sobreviventes. Fizemos muitas coisas. Mas espero que algum dia possamos ver essa versão de que tem todos os manequins que fizemos”, disse Martí.
Sobre “A Sociedade da Neve”
Inspirado em uma história real, o filme é uma adaptação da obra homônima de Pablo Vierci e trata do desastre aéreo dos Andes no Uruguai em 1972. Nele, 29 dos 45 passageiros morreram e no alto da geleira, os sobreviventes presos tiveram de lutar por suas vidas.
O longa estreou no Festival de Cinema de Veneza ano passado, encerrando o evento. Aclamado pela crítica, obtém 91% de aprovação no Rotten Tomatoes, enquanto isso, a pontuação do público é de 87%. Além disso, concorre ao Oscar nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Maquiagem e Penteado.
Dirigido por Juan Antonio Bayona, o filme conta com o elenco composto por Enzo Vogrincic (Uma Noite de 12 anos), Simon Hempe (Dois Papas), Esteban Bigliardi (La Noche Magica), Paula Baldini (2 Mais 2), Rogelio Gracia (Mala), entre outros.
Por fim, “Sociedade da Neve” está disponível exclusivamente na Netlflix. Clique aqui para assistir.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!