E se Christopher Nolan fizesse um filme de terror? Cairia bem, né? Em entrevista ao British Film Institute (via THR), o diretor revelou seu interesse em produzir um filme do gênero que o atrai bastante.
“Acho que os filmes de terror são muito interessantes porque dependem de dispositivos muito cinematográficos”, disse o cineasta. “Trata-se realmente de [provocar] uma resposta visceral às coisas. Então, em algum momento, eu adoraria fazer um filme de terror. Mas acho que um filme de terror realmente bom requer uma ideia realmente excepcional – e essas são poucas e raras. Portanto, não encontrei a história que se presta a isso.”
E continua: “Mas acho que é um gênero muito interessante do ponto de vista cinematográfico. É também um dos gêneros onde os estúdios fazem muitos desses filmes – e são poucos filmes que têm muita desolação, muita abstração. Eles têm muitas qualidades que Hollywood resistem em colocar nos filmes, mas esse é um gênero onde isso é permitido.”
Ao falar sobre o terror, Nolan compara o gênero com “Oppenheimer”, o seu mais recente projeto. “Certamente Oppenheimer tem elementos do terror – o que considero apropriado para o assunto”, disse. “O meio do filme é fortemente baseado no gênero de roubo, e o terceiro ato é o drama do tribunal. E a razão pela qual escolhi esses dois gêneros para essas seções é que eles são gêneros convencionais nos quais o diálogo e as pessoas conversando são inerentemente tensos e interessantes para o público. Essa é a parte divertida do gênero – você pode brincar com muitas áreas diferentes, enquanto em diferentes tipos de filme você realmente não teria permissão para isso”, conclui.
“Oppenheimer”, o mais recente filme de Christopher Nolan, estreou nos cinemas em julho do ano passado e arrecadou mais de US$ 950 milhões globalmente. Além disso, a produção é um dos destaques da temporada de premiações. No Oscar, o longa concorre em 13 categorias, incluindo Melhor Filme.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!