“O Território”, documentário que mostra a luta do povo indígena da tribo Uru-Eu-Wau-Wau, que vive em Rondônia, venceu o Emmy neste domingo (7). Durante o fim de semana, a premiação contemplou as produções nas categorias técnicas e artísticas.
Considerado o “Oscar da televisão”, o Emmy premia conteúdo audiovisual e televisivo do mundo todo. “O Território” venceu a categoria Mérito excepcional na produção de documentário. Além disso, também concorreu nas categorias Cinematografia excelente para um programa de não-ficção e Melhor direção para um programa de documentário/não-ficção.
Os protagonistas do documentário, Bitaré-Uru-Eu-Wau-Wau e Ivaneide Bandeira (também conhecida como Neidinha), receberam o prêmio na cerimônia em Los Angeles.
“Esse é o reconhecimento da nossa luta e dos povos indígenas. Rondônia no topo, os povos indígenas também lá no topo”, disse Bitaré, segurando a estatueta.
Já Neidinha acrescentou: “Esse filme representa muito para os povos indígenas e para a nossa luta. Esse prêmio é de vocês. É do Brasil.”
Sobre “O Território”
“O Território” mostra a luta dos povos da tribo indígena da tribo Uru-Eu-Wau-Wau que desde o primeiro contato com os brancos, viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada. Apesar de terem o direito da autonomia na floresta tropical brasileira, é recorrente a invasão ilegal de sua região para a extração de madeira e de mineração. Com isso, os nativos tentam proteger a terra incansavelmente.
A produção conquistou a aclamação da crítica, rendendo 97% de aprovação no Rotten Tomatoes. A revista canadense Point of View Magazine avaliou o documentário como “um cinema destemido e uma saga emocionante”, servindo de exemplo como uma produção cinematográfica colaborativa e engajada.
Sob a direção de Alex Pritz, “O Território” encontra-se disponível no Disney+; confira o trailer abaixo:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!