A cineasta norte-americana Greta Gerwig dominou os cinemas com “Barbie”, maior bilheteria cinematográfica em 2023. Devido ao sucesso e sua importância no meio, ela irá presidir o júri do Festival de Cannes em 2024.
“Esta é uma escolha óbvia, uma vez que Greta Gerwig encarna tão audaciosamente a renovação do cinema mundial, para o qual Cannes quer continuar sendo pioneiro. Além da sétima arte, ela também representa uma era que está quebrando barreiras e misturando gêneros, assim elevando os valores da inteligência e do humanismo”, disse a presidente de Cannes, Iris Knobloch, e o diretor artístico Thierry Frémaux, em um comunicado. [via Comic Book]
Greta Gerwig demonstrou gratidão pelo convite: “Como cinéfila, Cannes sempre foi o ápice do que pode ser a linguagem universal do cinema. Estar em um lugar de vulnerabilidade, em um cinema escuro, cheio de estranhos, assistir a um filme inédito é meu lugar favorito para estar. Mal posso esperar para ver que jornadas estão reservadas para todos nós!”, escreveu a diretora.
Segundo o THR, Gerwig é a primeira diretora norte-americana e a segunda no geral, a comandar o júri do evento. A primeira foi Jane Campion (Ataque dos Cães), em 2014.
Por fim, o Festival de Cannes em 2024 ocorre entre os dias 14 e 25 de maio. A seleção do festival você confere aqui em nosso blog.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!