Matéria colaborativa de Rafael Cruz e Wilson Almeida
No dia 22 de novembro, amantes da música em todo o mundo celebram o Dia do Músico, uma data dedicada a homenagear a arte e as contribuições dos músicos. Mas você sabe por que essa data foi escolhida para essa celebração? Tudo remonta a uma mulher notável chamada Santa Cecília.
Quem Foi Santa Cecília?
Santa Cecília, também conhecida como Cecília de Roma, foi uma nobre romana do século III que se tornou uma figura venerada em várias denominações cristãs, incluindo a Católica, Ortodoxa, Anglicana e algumas igrejas luteranas. Ela é especialmente lembrada como a padroeira da música e dos músicos, com sua festa celebrada em 22 de novembro, uma ocasião marcada por concertos e festivais musicais.
De acordo com a tradição, Cecília casou-se com um nobre pagão chamado Valeriano, apesar de seu voto de virgindade. Durante a cerimônia de casamento, enquanto os músicos tocavam, Cecília cantou em seu coração para o Senhor. Essa bela história a consagrou como a santa dos músicos.
Cecília e sua família enfrentaram o martírio sob o reinado do imperador Alexandre Severo, por volta de 230 d.C. Após a morte de seu marido Valeriano e seu irmão Tibúrcio pelas mãos do prefeito Turcius Almachius, Cecília também foi condenada à execução. Segundo a lenda, mesmo após ser golpeada três vezes no pescoço com uma espada, ela milagrosamente sobreviveu por três dias e pediu ao papa que transformasse sua casa em uma igreja.
Seu corpo foi inicialmente enterrado na Catacumba de Calixto e, mais tarde, transferido para a Igreja de Santa Cecília em Trastevere. Surpreendentemente, em 1599, seu corpo foi encontrado ainda intacto, como se estivesse dormindo.
Santa Cecília é uma das mártires romanas mais celebradas e sua festa é reconhecida desde o século IV. Sua história cativante e devoção à música continuam a inspirar músicos e amantes da música em todo o mundo até hoje.
Celebre com um filme:
Hoje, no dia 22 de novembro, é hora de fazer um solo de celebração no Dia do Músico, em homenagem à grande dama da melodia, Santa Cecília! É o momento de dar aquele “play” na festa e reconhecer o papel fundamental dos músicos, que fazem o mundo vibrar de alegria e harmonia.
Então, separamos cinco filmes sobre música. Com essas produções, a diversão é garantida, e você poderá celebrar o Dia do Músico de uma forma verdadeiramente cinematográfica!
Alta Fidelidade (2000)
A trama acompanha Rob Gordon (John Cusack), dono de uma loja de música a beira da falência, pois apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música pop, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que se torne uma pessoa mais madura.
Dirigido por Stephen Frears (Florence – Quem é Essa Mulher?), o filme conta com os atores John Cusack, Jack Black, Lisa Bonet, Lili Taylor, Tim Robbins, entre outros.
Onde assistir: Star+.
O Som do Coração (2007)
Evan (Freddie Highmore) é um músico talentoso que foge do orfanato e vai a Nova York em busca de seus pais. Em sua procura, ele encontra Wizard (Robin Williams), um sem-teto que vive em um teatro abandonado. Depois de descobrir seu talento, Wizard dá ao garoto o nome de August Rush e traça um plano para lucrar às custas dele. Evan não tem a menor ideia que seus pais, Lyla e Louis, também estão procurando por ele.
Dirigido por Kirsten Sheridan (Meu Pé Esquerdo), o filme conta com os atores Freddie Highmore, Robin Williams, Jonathan Rhys Meyers, Keri Russell, Leon Thomas III, Terrence Howard, entre outros.
Onde assistir: HBO Max.
Soul (2020)
A animação conta a história de Joe, um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.
Sob a direção de Peter Docter (UP: Altas Aventuras), o filme conta com vozes originais de Daveed Diggs, Tina Fey, Jamie Foxx, Angela Bassett, Alice Braga, entre outros.
Onde assistir: Disney+.
Dois Filhos de Francisco (2005)
Tem brasileiro na lista sim! “Dois Filhos de Francisco” (2005) conta a história dos irmãos Mirosmar José e Emival, que fizeram sucesso e fortuna na música com os nomes de Zezé di Camargo e Luciano. A trama percorre a vida dos jovens e humildes rapazes da interiorana Pirenópolis (Goiás) que, com o esforço do pai Francisco, tornaram-se campeões de venda e ícones do estilo sertanejo moderno.
Dirigido por Breno Silveira (Um Contra Todos), o longa conta com o elenco composto por Dábio Moreira, Marcos Henrique, Ângelo Antônio, Dira Paes, Thiago Mendonça, Paloma Duarte, Jackson Antunes, entre outros.
Onde assistir: Globoplay.
Tár (2022)
O filme conta a história de Lydia Tár (Cate Blanchett), considerada uma das maiores regentes vivas, além de ser a primeira maestrina de uma grande orquestra alemã. No auge de sua carreira, ela prepara um lançamento de um livro sobre sua vida e uma grande apresentação ao vivo. No entanto, acontecimentos inesperados começam a afetar sua vida.
Dirigido por Todd Field, o filme conta com o elenco composto por Cate Blanchett, Nina Hoss, Julian Glover, Mark Strong, Sam Douglas, entre outros.
Onde assistir: Prime Video (aluguel).
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!