A Inteligência Artificial (IA) está mexendo com todo mundo, inclusive com o alto escalão de Hollywood. Desta vez, a atriz Scarlett Johansson foi o alvo desta tecnologia e está tomando as medidas legais.
Segundo a Variety, Johansson está processando o aplicativo de IA chamado “Lisa AI: 90s Yearbook & Avatar”, que gera imagens através da Inteligência Artificial. A ação ocorre após o aplicativo publicar um anúncio com o uso indevido da imagem e voz da estrela hollywoodiana.
Apesar do anúncio ter desaparecido na internet, o advogado da atriz, Kevin Yorn, está cuidando do caso. “Não encaramos essas coisas levianamente. De acordo com o nosso curso de ação habitual nestas circunstâncias, lidaremos com isso com todos os recursos legais que tivermos”, disse Yorn à Variety.
Scarlett Johansson não é a primeira estrela de Hollywood a ter sua imagem usada sem permissão pela Inteligência Artificial. Tempos atrás, o astro Tom Hanks usou suas redes sociais para alertar sobre uma falsa propaganda de um plano odontológico que gerou sua voz e imagem ilegalmente. “Cuidado!! Existe um vídeo promovendo um plano dentário com uma versão I.A. minha. Eu não tenho nada a ver com isso”, escreveu Hanks em sua conta do Instagram.
A Inteligência Artificial vem sendo tema de grandes debates em Hollywood. A greve dos atores que segue em curso, pede proteção do uso desta tecnologia nas produções. Enquanto os estúdios queriam ter direito eterno a réplica de atores por IA, os profissionais se posicionaram contra.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!