O SAG-AFTRA (Sindicato dos Atores de Hollywood) e a AMPTP (associação que representa os grandes estúdios) vão continuar as negociações neste fim de semana. Ambos os lados estão trabalhando para entrar em um acordo e pôr fim a greve dos atores que já dura 106 dias.
“Concluímos o dia pleno e produtivo trabalhando internamente e continuaremos até o fim de semana. Agradecemos a incrível solidariedade e apoio que demonstraram nos piquetes em todo o país durante a semana”, disse o sindicato em e-mail encaminhado aos membros (via Variety).
Após a reunião desta sexta-feira (27), parece que tanto os estúdios quanto os sindicatos estão próximos de uma resolução referente à questão do aumento do salário mínimo da categoria. Os estúdios ofereceram 7% e o sindicato pediu 9% – uma quantia menor do que os 11% pedidos anteriormente.
Recentemente, um grupo de atores incluindo nomes como Ben Affleck, George Clooney e Scarlett Johansson, escreveu uma carta pressionando pelo fim da greve. Contudo, eles afirmam que preferem permanecer em paralisação do que aceitar um mau acordo.
A greve dos atores teve início em 14 de julho deste ano. Os profissionais reivindicam melhores condições salariais, pagamentos por reexibições (também por via streaming) e a proteção do uso de Inteligência Artificial. Com a greve ocorrendo, os atores ligados ao sindicato não poderão gravar filmes/séries, promover produções de grandes estúdios, participar de estreias, premieres e podcasts, entre outros.
Por fim, você pode entender um pouco sobre a greve clicando aqui.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!