Notícias > Cinco curiosidades sobre o filme “O Exorcista”

Cinco curiosidades sobre o filme “O Exorcista”

Confira cinco curiosidades sobre "O Exorcista". Foto: Divulgação.

O Exorcista” (1973) é inquestionavelmente um marco no cinema de terror. Sob a direção magistral de William Friedkin, esta obra-prima não apenas revolucionou a indústria cinematográfica, mas também estabeleceu um padrão para os filmes de terror que a seguiram. O título, por si só, oferece uma pista sobre a trama envolvente, centrada no rito do exorcismo. Como é comum em filmes com tal temática, os bastidores de “O Exorcista” são repletos de histórias intrigantes e até mesmo chocantes. Em celebração ao Halloween, destacamos cinco fatos curiosos sobre este icônico filme.

A seguir, descubra cinco curiosidades fascinantes sobre “O Exorcista” (1973):

Incêndio e acidentes no set de filmagens

O set de filmagens do longa sofreu um incêndio de forma misteriosa. Porém, apenas o quarto de Regan MacNeil, a garota possuída, não pegou fogo. Além disso, ocorreu alguns acidentes nas gravações. No longa, há uma cena em que Chris MacNeil (personagem interpretada por Ellen Burstyn) é arremessada e vai ao chão. Logo, ouvimos um grito de dor. Entretanto, não foi atuação; a atriz sofreu uma lesão na coluna vertebral e foi levada às pressas para o hospital.

Episódios trágicos

Algumas “tragédias” ocorreram envolvendo membros do elenco e equipe do filme. O ator Max von Sydow, que interpreta o padre Merrin, perdeu um amigo logo em sua primeira gravação. O homem que refrigerava o quarto onde ocorreu as cenas de possessão, morreu de forma misteriosa. Um vigia noturno que cuidava do set foi morto a tiros. Além disso, um carpinteiro sofreu um acidente de trabalho. Tenso, né?

Ameaças

A atriz Linda Blair tinha 14 anos quando começou a gravar “O Exorcista”. Apesar da atuação incrível, ela teve que lidar com muitos problemas. Linda sofreu constantes ameaças de fanáticos religiosos, que a acusaram de glorificar Satanás. “Muitas pessoas se aproximaram de mim, o que gerou medo em todos ao meu redor. Eu estava muito bem protegida. A polícia foi contratada para morar na minha casa”, disse a atriz em entrevista ao Studio 10, em 2018.

Tensão nos cinemas

Por conta da repercussão do filme, os cinemas dos Estados Unidos distribuíam sacos de vômitos para os espectadores antes de começar a sessão. Além disso, um homem desmaiou e acabou quebrando a costela durante uma sessão em 1974. Por isso, ele processou a Warner Bros., mas fechou acordo fora do tribunal.

Benção no set

Devido aos eventos sobrenaturais, um padre foi chamado para abençoar o set de filmagens. Assim que as gravações terminaram, todo o estúdio foi benzido. Antes da primeira exibição, um padre abençoou a sala de cinema. Como diz aquele ditado: “Melhor prevenir do que remediar”, né?

Sobre “O Exorcista” (1973)

O filme acompanha uma atriz (Ellen Burstyn) que gradativamente toma consciência de que a sua filha de 12 anos está se comportando de modo assustador. Logo, ela pede ajuda a um padre que é também psiquiatra, que chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Então, ele pede ajuda a um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para livrar a garota da possessão.

A produção foi um dos grandes sucessos dos anos 1970 e ganhou a aclamação da crítica e do público, rendendo mais de US$ 440 milhões na bilheteria global. Além disso, foi indicado em 10 categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, saindo vitorioso nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Sob a direção de William Friedkin, o filme conta com o elenco composto por Linda Blair, Ellen Burstyn, Jason Miller, Jack MacGowran, entre outros.

Por fim, “O Exorcista” (1973) encontra-se disponível no Prime Video.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!

Rafael Cruz

Apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO