O ator irlandês Michael Gambon, conhecido por seu trabalho nos filmes de Harry Potter, morreu aos 82 anos, nesta quinta-feira (28). A informação veio através da família do ator.
“Estamos arrasados ao anunciar a perda do Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz a nota.
Gambon iniciou a carreira como ator nos palcos por volta de 1960 e logo passou para a TV e cinema. Com mais de 50 anos de carreira, trabalhou em filmes como “O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante” (1989), “O Discurso do Rei” (2010), porém, seu reconhecimento global veio após interpretar Dumbledore a partir do terceiro filme da franquia “Harry Potter”. Sua atuação conquistou pessoas de todas as idades, especialmente os adolescentes e jovens fãs da saga.
Abaixo, você vai conhecer cinco principais trabalhos de Michael Ganbom, o eterno Dumbledore.
O Discurso do Rei (2010)
“O Discurso do Rei” (2010), dirigido por Tom Hooper, é um dos filmes mais aclamados e bem-sucedidos da época. O longa conta sobre o Rei George V, que sofre de gagueira desde os seis anos de idade. Por ser um rei, terá de fazer discursos e para isso, ele recorre a um fonoaudiólogo a fim de perder o medo de falar em público.
Na trama, a versão adulta do rei é vivido por Colin Firth e Gambon vive a versão mais idosa. Sua performance no longa rendeu bastante elogios tanto por parte da crítica quanto do público.
Onde assistir: HBO Max.
O Livro de Eli (2010)
“O Livro de Eli” (2010) é um filme de ficção científica dirigido pelos irmãos Albert e Allen Hughes. A trama se passa em um mundo pós-apocalíptico e acompanha Eli (Denzel Washington) que caminha por horizontes devastados dando esperança para os que restaram.
Na trama, Gambon vive George, um senhor que tem uma extrema importância para a jornada do protagonista.
Onde assistir: Netflix.
O Fantástico Sr. Raposo (2009)
“O Fantástico do Sr. Raposo” (2009) é um filme de animação dirigido por Wes Anderson. O filme conta a história do Sr. Raposo (George Clooney), que decide morar com sua esposa e seu filho numa árvore localizada em uma colina. No entanto, o que deveria ser uma mudança de paz, acaba se tornando uma jornada muito atrapalhada.
No filme, Gambon é a voz original de Franklin Bean, um dos três principais antagonistas da trama, que deseja capturar o Sr. Raposo.
Onde assistir: HBO Max.
Bastidores da Guerra (2002)
“Bastidores da Guerra” (2002) é um filme biográfico dirigido por John Frankenheimer. O longa conta a história de Lyndon B. Johnson, que é eleito presidente dos Estados Unidos após o assassinato de John F. Kennedy em 1963. A trama companha os bastidores sobre a eleição de Lyndon, conflitos e eventos que tiveram neste período da política americana.
No filme, Gambon vive o próprio B. Johnson e seu papel rendeu uma indicação ao Globo de Ouro.
Onde assistir: HBO Max.
Nem Tudo É o Que Parece (2004)
“Nem Tudo É o Que Parece” (2004) é um filme de ação policial dirigido por Matthew Vaughn. O filme acompanha o Sr. X (Daniel Craig), um traficante londrino que pretende deixar a vida criminosa. Antes disso, ele é chamado para fazer alguns trabalhos mais complicados que os anteriores.
No filme, Michael Gambon interpreta Eddie Temple, um bandido perigoso da área.
Onde assistir: Netflix.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!