Após semanas de reuniões, finalmente houve um avanço em torno da greve dos roteiristas de Hollywood. O WGA (Writers Guild of America) e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television) entraram em um acordo após 146 dias de paralisação.
“Podemos dizer, com grande orgulho, que este acordo é excepcional – com ganhos e proteções significativos para escritores em todos os setores dos membros”, escreveu o comitê de negociação do sindicato dos roteiristas. (via Variety).
Segundo a Variety, os detalhes do acordo não foram divulgados e a greve estará em vigor através do processo de aprovação e ratificação do contrato da guilda. Nesta terça (26), os líderes da WGA irão votar para o acordo final. Então, é possível que a greve encerre neste dia definitivamente e assim os profissionais devem retornar aos trabalhos.
A greve dos roteiristas de Hollywood teve início em 2 de maio deste ano. Os profissionais deixaram de exercer seus trabalhos para reivindicar reajustes salariais, melhores condições de trabalhos, pagamentos por reexibições (incluindo via streaming) e também a regulamentação do uso de Inteligência Artificial nas produções.
Além dos roteiristas, o SAG (Sindicato dos atores nos EUA) também decretou greve. A organização tem reivindicações semelhantes às da WGA e também foca na questão do uso de IA. Com a greve em andamento, os atores não podem filmar séries/filmes, promover produções de alguma forma e participar de premieres/estreias globais.
Mais atualizações em breve.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!