“Oppenheimer” consagrou-se como um dos sucessos deste ano e apesar de enfrentar uma grande concorrência, superou mais de US$ 900 milhões na bilheteria global, sendo o terceiro título mais rentável de 2023 até então.
O filme de Christopher Nolan conquistou a aclamação da crítica, do público e até daqueles que fazem parte da indústria do cinema. Em entrevista ao Associated Press, os cineastas Denis Villeneuve (Duna) e Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza) renderam elogios ao filme. Enquanto Anderson revelou que Oppenheimer tem a melhor experiência em IMAX, Villeneuve diz que o filme é uma obra prima.
“Esse filme explodiu as minhas expectativas. É um filme de três horas sobre pessoas falando sobre física nuclear. O público quer ver algo que não pode ter em casa, que não pode ter no streaming. Eles querem experimentar algo novo. O fato de filmes como Oppenheimer serem lançados na tela grande e se tornarem um evento traz de volta a ideia de que é uma forma de arte tremenda que precisa ser vivenciada nos cinemas“, disse Villeneuve.
Já Anderson declarou: “Quando um cineasta tão forte quanto o Chris [Nolan] aponta o dedo para você dizendo para onde ir, você ouve…e o público é recompensado por isso. Conheço alguns cinéfilos que foram de El Paso a Dallas para ver o filme direito. São cerca de 18 horas de ida e volta. Oppenheimer no filme é superior em todos os sentidos.”
Sobre Oppenheimer
O longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, um físico americano líder do Projeto Manhattan, que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Dirigido por Christopher Nolan, o longa conta com nomes como Cillian Murphy, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Matt Damon, Casey Affleck, Jack Quaid, Rami Malek, Kenneth Branagh, Gary Oldman, entre outros.
Por fim, “Oppenheimer” encontra-se em exibição nos cinemas brasileiros.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!