O cineasta Guillermo Del Toro, conhecido por dirigir filmes como “O Labirinto do Fauno” (2006) e “A Forma da Água” (2017), virou assunto após comentar sua visão sobre a Inteligência Artificial. Este modelo de tecnologia vem causando preocupações a muitos, principalmente para aqueles que compõem a indústria cinematográfica.
“As pessoas perguntam se estou preocupado com a inteligência artificial, eu digo que estou preocupado com a estupidez natural. É apenas uma ferramenta, certo?”, disse o cineasta em um discurso no Festival de Toronto nesta sexta (08). [via THR]
Em seguida, acrescentou: e alguém quiser filmes feitos por IA, faça-o imediatamente. Não me importo com pessoas que querem se realizar e conseguir algo de merda rapidamente. Caso contrário, por que não comprar uma impressora, imprimir a Mona Lisa e dizer que você conseguiu?”
Essa não é a primeira vez que Guillermo Del Toro debate sobre o assunto. Anteriormente, o cineasta disse que filmes de IA são considerados um “insulto”. “Acho que a arte é uma expressão da alma. Na melhor das hipóteses, ela abrange tudo o que você é. Portanto, eu consumo e amo arte feita por humanos. Estou completamente comovido com isso. Não estou interessado em uma ilustração feita por máquinas e a extrapolação de informações. Eu acho esses filmes, como diz [Hayao] Miyazaki, ‘um insulto à própria vida”, disse Del Toro em entrevista ao Decider.
A Inteligência Artificial vem sendo um grande assunto na indústria de Hollywood. A greve dos atores e roteiristas tem como reivindicação, a regulamentação do uso da tecnologia nas produções. Enquanto a greve dos roteiristas dura quatro meses, a dos atores está chegando ao segundo mês.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!