Os filmes que abordam algo sobre tecnologia sempre despertam a atenção de muitos. Isso porque eles nos fazem questionar se aquilo se tornaria realidade futuramente. É o caso da Inteligência Artificial, uma tecnologia que permite criar máquinas e sistemas computacionais que desenvolvam tarefas que o ser humano faz, como escrever, fazer um objeto e etc.
A Inteligência Artificial surgiu nos anos 1956 e agora está em ascensão, gerando um grande debate. A greve de atores e roteiristas em Hollywood, por exemplo, reivindicam a regularização do uso desta tecnologia nas produções.
O que vimos nos filmes de robôs e máquinas pode estar se tornando uma realidade assustadora. Mas, afinal, será que o mundo será dominado por robôs? As máquinas tomarão nossos lugares? Bem, resta-nos esperar.
Aproveitando o assunto, separamos para você seis filmes sobre a Inteligência Artificial. Se você gosta deste tipo de filme e deseja sugerir alguma produção, escreva nos comentários. Sua opinião é importante! Agora prepara a pipoca e vamos nessa!
“2001: Uma Odisseia no Espaço” (1968)
Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. No entanto, HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando os tripulantes um a um.
Onde assistir: HBO Max.
“Eu, Robô” (2004)
No ano de 2035, robôs são presença constante na sociedade humana. Eles têm um código que os impede de ser violentos com as pessoas. Entretanto, tudo muda quando ocorre um assassinato investigado pelo policial Del Spooner (Will Smith) que acredita que os robôs tenham encontrado um meio de desativar este código.
Onde assistir: Star+.
“Ela” (2013)
O filme acompanha Theodore (Joaquin Phoenix), um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
Onde assistir: Netflix.
“A.I – Inteligência Artificial” (2001)
David, o primeiro menino-robô programado para amar, é adotado por um funcionário da Cybertronics e sua esposa. No entanto, uma série de circunstâncias inesperadas dificulta a vida de David. Sem total aceitação dos humanos ou das máquinas, o menino-robô embarca em uma jornada para descobrir seu verdadeiro mundo.
Onde assistir: Apple TV.
“O Homem Bicentenário” (1999)
Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew (Robin Williams), para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos, o robô começa a apresentar traços característicos de um ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. Então, Andrew começa a ir em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, um humano.
Onde assistir: HBO Max.
“O Exterminador do Futuro” (1984)
Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.
Onde assistir: Prime Video.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui no Blog Hipérion!