Search
Close this search box.

Notícias > Festival de Cannes: Confira os filmes brasileiros que estão no evento

Festival de Cannes: Confira os filmes brasileiros que estão no evento

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, está em Cannes este ano. Foto: Reprodução/Internet.

O Festival de Cannes deste ano começa nesta terça-feira (16) e vai até o dia 27 de maio. Chegando em sua 76ª edição, o evento é um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo. Em 2023, Cannes terá produções de grandes figuras de Hollywood como Martin Scorsese, Wes Anderson e Pedro Almodóvar.

Como Cannes é um dos festivais de cinema muito conhecido mundialmente, sua mostra contém produções de diversas partes do globo, inclusive do Brasil. Entre os 21 filmes que estão na disputa pela Palma de Ouro [prêmio principal da mostra], está “Firebrand” que, apesar de ser uma produção britânica, tem a direção do brasileiro Karim Ainouz, que venceu na mostra Um Certo Olhar em 2019 com o filme “A Vida Invisível“.

Fora da competição pelo prêmio principal, está presente o diretor Kleber Mendonça Filho com o seu documentário “Retrato Fantasmas“. O cineasta pernambucano já esteve em Cannes com os filmes “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), que venceu o Prêmio do Júri. Além disso, Mendonça estreou no festival com o curta “Vinil Verde“, lançado em 2004.

Abaixo, confira as produções brasileiras presentes no Festival de Cannes 2023

Firebrand, de Karim Ainouz (na disputa pela Palma de Ouro)

"Firebrand" compete em Cannes. Direção do brasileiro Karim Ainouz. Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Firebrand” é uma produção britânica dirigida pelo brasileiro Karim Ainouz. O longa acompanha o curto casamento do rei inglês Henry VIII (Jude Law) com sua sexta e última esposa, a rainha Catherine Parr (Alicia Vikander) – uma mulher singular e à frente de seu tempo que mudou os rumos da história da Inglaterra.

Essa é a primeira vez que Karim Ainouz compete pelo maior prêmio de Cannes. O cineasta venceu no festival com o filme “A Vida Invisível” na mostra Um Certo Olhar em 2019.

A Flor do Buriti, do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora (mostra Um Certo Olhar)

O documentário "A Flor do Buriti" compete em Cannes. Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

O Brasil também está presente em Cannes com o documentário “A Flor do Buriti”, dirigido pelo português João Salaviza e pela brasileira Renée Nader Messora. O filme acompanha os últimos 80 anos da tribo Krahô e sua luta por sobrevivência na Aldeia Pedra Branca, situada em Tocantins.

Anteriormente, Salaviza e Renée já foram premiados no festival por “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” em 2018, com o prêmio especial do júri que compôs a mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar) naquele ano.

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho (sessão especial)

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho está em Cannes. Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Kleber Mendonça Filho leva o Brasil para Cannes com o seu documentário “Retratos Fantasmas”. O filme será exibido em sessão especial, fora da competição do evento.

“Retratos Fantasmas” se passa em Recife do século 20. Com imagens de arquivos, fotografias e registros em movimentos, a produção explora o centro de Recife, contada através dos cinemas que movimentavam a capital naquela época.

Levante, de Lillah Halla (Semana da Crítica)

Levante, de Lillah Halla compete em Cannes. Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Por fim, a última produção brasileira que fará parte de Cannes é o filme “Levante”, sob a direção de Lillah Halla. O longa acompanha a jogadora de vôlei Sofia (Ayomi Domenica Dias), que enfrenta uma gravidez indesejada. Buscando um aborto, ela se torna um alvo de um grupo fundamentalista que tenta impedir o ato. Porém, ela continua firme em sua decisão e escolha: de não ser mãe, pelo menos nesse momento.

Esse é o primeiro longa de Lillah Halla em Cannes. Em 2020, ela se fez presente no festival com o curta “Menarca”.

Saiba mais sobre o Festival de Cannes clicando aqui.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO