Hoje, 4 de maio, a atriz Audrey Hepburn completaria 94 anos se estivesse viva. A eterna Bonequinha de Luxo como era conhecida, foi uma das grandes personalidades mundiais que marcou o mundo do cinema. Apesar de seu sucesso e ser cheia de glamour, ela precisou batalhar muito para conquistar o que teve.
Nascida na Bélgica, em 1929, Audrey se mudou para a Holanda para fugir dos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Na adolescência, sofreu desnutrição que afetou o seu corpo para sempre e isso impediu que a própria realizasse o seu sonho de ser bailarina. Mais a frente, começou a carreira trabalhando como modelo e atuando em musicais no West End.
Então, Audrey Hepburn alcançou o estrelato após atuar em “A Princesa e o Plebeu” (1953). Além disso, o filme lhe rendeu o primeiro Oscar da carreira e desde então, só sucesso. Hepburn foi mais que uma atriz; tornou-se embaixadora da UNICEF, viajando e ajudando regiões pobres do mundo. Seu trabalho como filantropa rendeu diversas honrarias.
Por fim, o sucesso da Audrey foi tão gigantesco que fez dela ser uma das primeiras personalidades EGOT (título concedido à pessoas que têm os prêmios Emmy, Grammy, Oscar e Tony). Em janeiro de 1993, Audrey Hepburn faleceu aos 63 anos, vítima de um câncer que começou com um tumor no apêndice, espalhando-se rapidamente pelo colón. Até os dias atuais, ela é inspiração de grandes nomes de Hollywood e tem seu legado vivo, longe de qualquer polêmica.
Agora, confira cinco filmes que marcaram a carreira de Audrey Hepburn
“A Princesa e o Plebeu” (1953)
Não tem como iniciar a lista sem colocar o filme que lançou a atriz ao estrelato, né?
Em “A Princesa e o Plebeu” (1953), Hepburn interpreta Ann, uma princesa que passa a se sentir entediada com o seu dia a dia no palácio e resolve passear anonimamente pelos cantos de Roma. Nisso, ela acaba encontrando Joe, um jornalista renomado por quem acaba se apaixonando futuramente.
Um dos grandes sucessos dos anos 1950, o longa é aclamado pela crítica, contando com 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além disso, foi indicado em dez categorias do Oscar, vencendo apenas em Melhor História Original e Melhor Atriz para Audrey Hepburn.
Onde assistir: Prime Video.
“Cinderela em Paris” (1957)
Outro sucesso com a atriz, “Cinderela em Paris” é um grande sucesso cinematográfico, descrito como um dos melhores do século passado.
A trama acompanha um fotógrafo de moda, Dick Avery (Fred Astaire), que trabalha para a Quality Magazine, uma conceituada revista de moda. Dick anda cumprindo suas funções para editora, porém, seus últimos resultados não vêm agradando Maggie Prescott (Kay Thompson), editora-chefe da revista. Então, Dick vai a procura de novos rostos e por um acaso, acaba conhecendo Jo Stockton (Audrey Hepburn), que trabalha como balconista de um estabelecimento próximo de onde ocorre um ensaio fotográfico. Então, ela aceita ir à Paris após saber que irá conhecer uma pessoa que ela tanto idolatra. Entretanto, as coisas não ocorrem como foi planejado.
“Cinderela em Paris” estreou em Cannes, onde competiu pela Palma de Ouro, o principal prêmio do evento. Além disso, recebeu quatro indicações ao Oscar e é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.
Onde assistir: Youtube.
“Uma Cruz à Beira do Abismo” (1959)
“Uma Cruz à Beira do Abismo”, lançado em 1959, é um dos grandes sucessos da carreira de Hepburn.
Na trama, ela vive a jovem Gabrielle Van der Mal, filha de um famoso cirurgião, que decide largar tudo e se tornar uma feira. No entanto, ela acaba tendo dificuldades para se adaptar às regras impostas, mas se dedica ao máximo nos seus estudos de medicina. Gabrielle tem o desejo de tornar-se uma enfermeira no Congo Belga, porém é enviada à uma enfermaria de um sanatório. Após um bom tempo no local, ela finalmente consegue ir para a África, onde conhece o brilhante médico Fortunati (Peter Finch).
Baseado na vida da enfermeira Marie Louise Habets, “Uma Cruz à Beira do Abismo” foi um sucesso de crítica, rendendo oito indicações ao Oscar, incluindo o de Melhor Atriz para Hepburn.
Onde assistir: Apple Tv.
“Bonequinha de Luxo” (1961)
Sem dúvidas, qualquer pessoa nesse mundo já ouviu falar de “Bonequinha de Luxo”, grande filme de sucesso na carreira de Audrey Hepburn.
No filme, a atriz é Holly Golightly, uma garota de programa que está decidida a se casar com um milionário. Apesar de todo o glamour, ela enfrenta problemas em seu relacionamento. Então, ela acaba conhecendo Paul (George Peppard), seu novo vizinho, e acaba se apaixonando por ele. Com isso, ela se vê dividida entre o amor verdadeiro e sua vida de rica.
“Bonequinha de Luxo” foi um sucesso de crítica e rendeu cinco indicações ao Oscar, vencendo em duas delas: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção com “Moon River“, de Henry Mancini.
Onde assistir: Globoplay.
“Minha Bela Dama” (1964)
“Minha Bela Dama” é um filme de gênero musical que também tornou-se conhecido por ter a grande atriz.
O filme acompanha Henry Higgins (Rex Harrison), um intelectual e professor de fonética que tentará transformar Eliza Doolittle (Audrey Hepburn), uma simples florista de rua que não sabe falar direito, em uma dama. No entanto, esse trabalho se mostra mais difícil do que ele imaginava.
“Minha Bela Dama” foi um sucesso de crítica e de prêmios, rendendo oito Oscars, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Diretor para George Cukor e Melhor Ator para Rex Harrison.
Onde assistir: TeleCine Play.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!