Está querendo assistir a um bom filme de romance, mas não está encontrando uma boa opção ou está sem tempo para procurar? O Blog Hipérion vai dar uma forcinha para você! Durante estes dias, estamos dando dicas de diversos filmes de gêneros variados para facilitar você e fazer valer a pena o tempo assistido.
Então, separamos seis filmes de romance bem mais avaliados do Rotten Tomatoes. Aliás, essa lista está com filmes impecáveis e pelo visto você que gosta do gênero vai amar essas recomendações. Prepara a pipoca e vamos lá!
E se você já assistiu a todos esses filmes ou está procurando por algo diferente, deixe nos comentários sua sugestão de um bom romance para assistir. Vamos compartilhar nossas dicas e ajudar uns aos outros a descobrir novos filmes para ver!
Os seis filmes mais bem avaliados do Rotten Tomatoes:
Antes do Amanhecer (1995)
“Before Sunrise” (ou “Antes do Amanhecer“, no Brasil), é um filme de 1995 e um dos grandes clássicos do romance. Além disso, é um dos mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
O filme acompanha Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que se conhecem durante uma viagem de trem em Paris. A conversa entre ambos os levam a fazer uma escala em Viena e ficar um pouco juntos, sem nem imaginar o que o destino reserva.
“Antes do Amanhecer” foi aclamado pela crítica e público, chegando a vencer o Urso de Ouro de Melhor Diretor para Richard Linklater. Além disso, também foi indicado ao Urso de Ouro na categoria de Melhor Filme.
De acordo com o consenso dos críticos do site, é um filme “provocante e filmado lindamente, com uma visão inteligente e descaradamente romântica do amor moderno, conduzida pelas excelentes atuações de Ethan Hawke e Julie Delpy“.
Nota do Rotten: 100% com 48 reviews.
Onde assistir: HBO Max.
Gloria (2013)
“Gloria” (2013) é um filme chileno e um dos romances mais aclamados pela crítica. Além disso, é uma das produções mais bem avaliadas do Rotten Tomatoes.
O filme acompanha Gloria (Paulina García), uma mulher solitária de 58 anos, cujo filhos já saíram de sua casa há um bom tempo. Se recusando a ficar sozinha, ela tem o hábito de ir aos bailes dedicados à terceira idade. Lá, ela conhece vários homens, onde vive no amor e também nas decepções. No entanto, a situação muda quando ela conhece Rodolfo (Sergio Hernández), um ex-oficial da Marinha que é sete anos mais velho que ela. Então, Gloria acaba se apaixonando por ela e espera um relacionamento duradouro com ele, mas logo é obrigada a confrontar alguns de seus segredos mais obscuros.
“Gloria” foi premiado em festivais como em Berlim, Havana e Lima. Neste último, levou o prêmio de Melhor Atriz para Paulina García e Melhor Filme. Além disso, foi escolhido para representar o Chile no Oscar, mas não ficou entre os cinco filmes indicados.
Segundo o consenso dos críticos, o filme é “maravilhosamente dirigido por Sebastian Lelio e lindamente conduzido por uma poderosa atuação de García. Além disso, lança um olhar honesto e docemente comovente para um tipo de personagem que muitas vezes é negligenciado em Hollywood“.
Nota do Rotten: 100% com 129 reviews.
Onde assistir: Netflix.
Casablanca (1942)
“Casablanca” (1942) é um filme de maior sucesso dos anos 1940. Além disso, é um dos mais bem avaliados do Rotten Tomatoes.
O longa se passa durante a Segunda Guerra Mundial, onde um exilado norte-americano encontra refúgio na cidade de Casablanca, no Marrocos, e passa a administrar uma casa noturna. Lá, ele reencontra uma antiga paixão, que agora está casada e precisa de ajuda para fugir dos nazistas.
“Casablanca” foi aclamado pela crítica e público, chegando a ser indicado oito vezes ao Oscar e venceu três delas, sendo Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção para Michael Curtiz e Melhor Filme. Em 2005, foi nomeado como um dos 100 melhores filmes de todos os tempos pela revista Time.
De acordo com o consenso dos críticos do site, o filme é “uma obra prima indiscutível e talvez a declaração por excelência de Hollywood sobre o amor e o romance, melhorando com a idade, apresentando atuações que definiram a carreira de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.“
Nota do Rotten: 99% com 136 reviews.
Onde assistir: HBO Max.
Antes da Meia-Noite (2013)
“Antes da Meia-Noite” (2013), o último filme da trilogia que começou em “Antes do Amanhecer” (1999), repetiu a dose e conquistou a aclamação da crítica.
O filme se passa após os eventos de “Antes do Pôr do Sol” (2004) e agora acompanha Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), que vivem juntos em Paris, ao lado das filhas gêmeas que tiveram. No entanto, Jesse sempre mantém contato com Hank (Seamus Davey-Fitzpatrick), o filho adolescente que ele teve com a ex-esposa e que vive em Chicago com a mãe. Quando o casal resolve ir à Grécia com as filhas, Jesse convida Hank para a viagem. Nesse contexto, Jesse segue tentando ser um romancista de sucesso, enquanto Celine considera seriamente a possibilidade de aceitar um emprego junto ao governo francês.
De acordo com o consenso dos críticos no site, “com base nas duas primeiras parcelas da bem trabalhada trilogia Before, de Richard Linklater, esta oferece perspectivas inteligentes e poderosas sobre o amor, casamento e compromisso de longo prazo.”
Nota do Rotten: 98% com 207 reviews.
Onde assistir: HBO Max.
Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)
Um dos maiores sucessos da última década, “Retrato de uma Jovem em Chamas” (2019) é um romance que conquistou tanto a crítica quanto o público.
O longa se passa na França do século XVIII e acompanha Marianne (Noémie Merlant), uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para o seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes iminente casamento se veem prestes a acabar.
“Retrato de Uma Jovem em Chamas” foi indicado à Palma de Ouro em Cannes e ao Globo de Ouro 2020 na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Além disso, ganhou o maior prêmio no Festival de Cinema Europeu.
O consenso dos críticos do site aponta que o filme “encontra um drama emocionante e instigante dentro de um romance poderosamente representado.”
Nota do Rotten: 97% com 332 reviews.
Onde assistir: Telecine Play.
Encontros e Desencontros (2003)
“Lost In Translation” (2003), ou (“Encontros e Desencontros“, no Brasil), é um dos maiores filmes dirigido por Sofia Coppola e também um dos melhores do romance.
O longa acompanha Bob (Bill Murray), uma estrela de cinema que está em Tóquio para gravar um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando o seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Então, eles se encontram, por acaso, em um bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo, acabam tornando-se grandes amigos.
“Encontro e Desencontros” foi bem recebido pela crítica e rendeu indicações a diversos prêmios. Foi indicado em nove categorias do BAFTA, onde venceu em quatro, sendo Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Ator para Bill Murray e Atriz para Scarlett Johansson. Além disso, o longa venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original.
De acordo com o consenso dos críticos do site, o longa “equilibra humor e afeto sútil, onde Coppola cria uma história comovente e melancólica que serve como uma vitrine para Murray e Johansson.”
Nota do Rotten: 95% com 235 reviews.
Onde assistir: Netflix.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!