Search
Close this search box.

Notícias > A Baleia | Veja curiosidades sobre o filme que rendeu Oscar a Brendan Fraser

A Baleia | Veja curiosidades sobre o filme que rendeu Oscar a Brendan Fraser

Brendan Fraser é o professor Charlie no filme "A Baleia".

Neste domingo (12), aconteceu a 95ª edição do Oscar. Em uma cerimônia histórica, um acontecimento que muitos estavam aguardando finalmente aconteceu: o ator Brendan Fraser levou uma estatueta para a casa.

O astro de filmes icônicos como “A Múmia” (1999) e “George, o Rei da Floresta” (1997) desbancou seus concorrentes e venceu a categoria de Melhor Ator no Oscar deste ano. Além disso, podemos dizer que Fraser vive o triunfo em sua carreira, após o seu longo sumiço de Hollywood.

O longa “A Baleia“, no qual Brendan Fraser é o protagonista, conta com curiosidades interessantes e que chamam a atenção daqueles que amam o mundo do cinema. Então, separei aqui algumas coisas interessantes sobre o filme que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Brendan Fraser; vamos lá!

Estreia icônica em Veneza

“A Baleia” teve sua estreia no Festival de Veneza, na Itália. Primeiramente, era um dos mais aguardados do evento. Afinal, era a volta do Brendan Fraser ao cinema hollywoodiano. No término do filme, todo o público do festival recebeu positivamente e presenteou o elenco com os aplausos de dez minutos. Nisso, Fraser não conseguiu esconder a emoção ao ver a intensa receptividade. Relembre este momento:

Baseada em uma peça teatral

Muitos podem não saber mas, “A Baleia” é baseada em uma peça teatral de mesmo nome. Dirigida por Samuel D. Hunter, que também esteve envolvido na produção, a peça original foi vencedora de prêmios e assistida por uma grande quantidade de público.

Quando o filme foi anunciado, Hunter então declarou: “Adaptar minha peça em um roteiro foi um trabalho de amor para mim. Essa história é profundamente pessoal e estou muito grato por ter a chance de atingir um público mais amplo. Sou fã de Darren [diretor do filme] desde que vi ‘Requiém para um Sonho‘”.

Maquiagem bem trabalhada

Além de Melhor Ator, “A Baleia” surpreendeu a muitos levando o Oscar de Melhor Maquiagem. Porém, a vitória foi merecida. Para viver o personagem, Brendan Fraser usou cerca de 130 quilos de prótesess e o processo de caracterização chegou a durar mais de 6 horas por dia. Em poucos casos, foi necessário o uso de CGI. Abaixo, você confere detalhes dessa longa preparação.

Presença em premiações

Primeiramente, o longa já rendeu em prêmios a partir do Festival de Veneza. Desde então, só frutos colhidos. O astro Brendan Fraser venceu a categoria de Melhor Ator em premiações como Critics Choice e SAG Awards. Por fim, garantiu o Oscar de Melhor Ator e Melhor Maquiagem.

Sobre “A Baleia”

“A Baleia” acompanha Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso, que ministra suas aulas online com sua câmera desligada por conta de sua aparência. Com obesidade severa, luta contra o transtorno de compulsão alimentar. No entanto, ele busca o contato de sua filha Ellie (Sadie Sink), que a abandonou quando a própria era criança. Com risco de vida, ele tentará de tudo para conseguir se aproximar dela.

Dirigido por Darren Aronofsky, o longa foi lançado em 23 de fevereiro no Brasil. No entanto, não há previsão de lançamento nos streamings.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO