Search
Close this search box.

Notícias > A Magia do Cinema: Os bastidores cheios de surpresas e momentos icônicos

A Magia do Cinema: Os bastidores cheios de surpresas e momentos icônicos

Os bastidores de Django Livre tem curiosidades interessantes.

Os bastidores da produção cinematográfica são repletos de surpresas e momentos inesperados que podem enriquecer a experiência do público. Desde imprevistos durantes as filmagens até situações que são incorporadas no roteiro, tudo pode acontecer durante um processo criativo de um filme.

As melhores produções cinematográficas capturam a essência da vida através de diálogos marcantes, interpretações emocionantes e momentos autênticos. Algumas das cenas mais icônicas do cinema podem ter surgido de improvisos dos atores ou de situações inusitadas que foram incorporadas por sua verdade cênica.

É nesses momentos que a mágica do cinema acontece, transformando histórias em obras-primas memoráveis.

Confira algumas curiosidades interessantes dos bastidores de filmes:

Django Livre (2012)

Em “Django Livre, quando Calvin Candie (Leonardo DiCaprio) esmaga sua mão na mesa de jantar, DiCaprio acidentalmente esmagou um copo pequeno com sua palma da mão e começou a sangrar de verdade. Ele ignorou isso, permaneceu em seu personagem e continuou a cena. Quentin Tarantino ficou tão impressionado que usou essa tomada na versão final, e quando ele disse “corta”, a sala explodiu em uma ovação de pé nos bastidores.

Elizabeth: A Era de Ouro (2007)

No filme “Elizabeth: A Era de Ouro“, quando Elizabeth chega à Catedral de São Paulo, há uma obra em andamento. Na vida real, a Catedral de São Paulo realmente precisava de reparos. O diretor Shekhar Kapur decidiu improvisar e deu aos trabalhadores, figurinos e ferramentas de época para cortar pedra real que estava sendo instalada na catedral. Os trabalhadores na cena são pedreiros e trabalhadores da construção civil da vida real.

Poderoso Chefão (1972)

O gato que Marlon Brando segura na cena de abertura de “O Poderoso Chefão”, uma dos mais marcantes do cinema, era um gato vadio que Coppola encontrou enquanto estava no estúdio da Paramount e não foi originalmente previsto no roteiro. O ronronar do gato abafou parte do diálogo de Brando e, como resultado, a maior parte de suas falas teve que ser dublada.

Meu Pé Esquerdo (1989)

Daniel Day-Lewis quebrou duas costelas durante as filmagens de “Meu Pé Esquerdo” por assumir a posição curvada em sua cadeira de rodas por semanas. Além disso, ele também se recusava a sair de seu personagem. Em visitas ao refeitório do set, outras pessoas dos bastidores tinham que ajudá-lo com a comida.

A Teoria de Tudo (2014)

Em “A Teoria de Tudo“, em um e-mail para o diretor James Marsh sobre a atuação de Eddie Redmayne, Stephen Hawking disse que houve momentos em que ele achava que estava se assistindo na tela. Além de sua voz protegida por direitos autorais, Stephen Hawking também emprestou aos cineastas sua medalha Companion of Honour e sua tese assinada para usar como adereços genuínos no filme.

A Paixão de Cristo (2004)

Em “A Paixão de Cristo“, Jim Caviezel admitiu que foi atingido por um raio durante a filmagem do Sermão da Montanha e durante a crucificação.

Entrevista com o Vampiro (1994)

Durante a aplicação de maquiagem nos atores que interpretaram vampiros, eles precisavam ficar de cabeça para baixo por até trinta minutos de cada vez. Isso fazia com que todo o sangue do corpo dele fosse para a cabeça, fazendo com que os vasos sanguíneos do rosto ficassem dilatados. Os maquiadores então traçavam sobre as veias inchadas, criando o visual de pele translúcida e assutadora dos vampiros. Infelizmente, os atores precisavam repetir o processo diversas vezes, já que o sangue voltava rapidamente para o corpo. Esse processo demorado e cansativo explica em parte o porquê da maquiagem demorar tanto tempo.

Os Miseráveis (2012)

Hugh Jackman perdeu muito peso e ficou 36 horas sem beber ágia, fazendo com que ele perdesse água ao redor dos olhos e bochechas, dando-lhe a aparência esquelética de um prisioneiro. Ele também deixou a barba crescer de verdade para cenas em que Valjean era um prisioneiro, mas felizmente essas cenas foram gravadas primeiro na produção e ele pôde raspar a barba e voltar ao seu peso normal para as cenas em que Valjean era um homem rico.

Bastardos Inglórios (2009)

Eli Roth, que interpretou “The Bear Jew”, parcialmente atribuiu sua performance à precisão histórica dos trajes: “Usar roupas de lã faz você querer matar qualquer coisa“. Em outra entrevista, ele também afirmou que sua namorada tinha adicionado algumas músicas de Hannah Montana (2006) ao seu iPod; quando ele ouvia, inexplicavelmente conseguia entrar no estado violento de The Bear Jew.

Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)

A cena em que Hayley Atwell toca o peito de Chris Evans, assim que ele sai da cápsula como Capitão América, foi improvisada, e a surpresa no rosto dela é genuína, já que ela admitiu em entrevistas que ficou impressionada com a forma física de Chris e quase quebrou o personagem e estragou a cena que entrou no filme.

Truque de Mestre (2013)

O filme “Truque de Mestre” teve uma tensão nos bastidores. O longa conta com uma cena em que a personagem interpretada por Isla Fisher precisa escapar de um tanque de piranhas. Porém, durante uma das tomadas, a atriz teve problemas e acabou ficando presa no fundo do tanque por causa das correntes das algemas que usava.

Fisher tentou nadar até a superfície, mas não conseguiu, visto que as correntes das algemas estavam presas no tanque. A atriz tentou bater no vidro para chamar a atenção da filmagem, mas como a personagem estava em pânico na cena, os membros da equipe acharam que tudo fazia parte da atuação.

No entanto, durante três minutos presa, o coordenador de dublês finalmente percebeu que algo estava errado ao notar que as correntes das algemas estavam presas. A atriz foi rapidamente resgatada e não sofreu ferimentos graves, mas a situação certamente deve ter sido assustadora para todos os envolvidos nas filmagens.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Wilson Almeida

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO