Search
Close this search box.

Notícias > Oscar 2023 | Filmes que mereciam ser indicados

Oscar 2023 | Filmes que mereciam ser indicados

Não! Não Olhe! foi um dos filmes mais esnobados do Oscar 2023.

O Oscar 2023 está perto de acontecer e a premiação vai aparecer bastante em nosso blog durante toda a semana. Afinal, é a maior premiação do cinema né, meus caros?

Como em toda premiação, sempre há aqueles que foram injustiçados e não apareceram em pelo menos uma categoria. Bom, com o Oscar deste ano não foi diferente. Acontece que grande público esperavam títulos serem agraciados com uma indicação e no final, nada. O que restou? A indignação. No dia da revelação dos indicados, podia observar usuários das redes sociais questionando porque tal ator/atriz ou tal filme não foi indicado. Acredite, eu fui um deles.

Então, aquecendo para a premiação, listo aqui diversos nomes de filmes que mereciam concorrer no Oscar 2023. Vamos lá!

O Menu

Este filme não aparecer entre os indicados do Oscar surpreendeu muita gente. “O Menu” foi uma das produções mais aclamadas de 2022, contanto com 88% de aprovação no Rotten Tomatoes e com 71 no Metacritic, uma nota considerada alta nos padrões do site.

Apesar do início parecer que o filme não será uma grande coisa, ele vai nos surpreendendo no decorrer da trama e é isso que faz ele ser excelente. Roteiro, atuação, edição, tudo isso se encaixa perfeitamente no longa e, para mim, “O Menu” merecia estar em duas categorias pelo menos: Roteiro Original e Direção de Arte.

Não! Não Olhe!

“Nope” ou “Não! Não Olhe!” tinha tudo para ser um dos indicados ao Oscar. Aclamado pela crítica, público e os mais de US$ 170 milhões de bilheterias são um dos motivos para ele concorrer. No entanto, acabou não acontecendo.

Este foi o segundo longa bem sucedido de Jordan Peele que não concorreu na maior premiação do cinema. Anteriormente, “Nós” (2019), também do mesmo diretor, não concorreu na premiação apesar do grande sucesso. Afinal, isso aconteceu pelo fato do longa ser do gênero terror e a academia, portanto, não olha com precisão aos filmes do gênero atualmente, o que é um grande erro visto que o terror foi essencial para o cinema. Talvez com “Não! Não Olhe!” não concorre justamente por este fator.

Entretanto, o longa merecia concorrer nas categorias de Melhor Edição, Melhor Som e Design de Produção.

A Mulher Rei

Protagonizado por Viola Davis, “A Mulher Rei” foi um dos títulos mais comentados no ano passado. Com 94% de aprovação no Rotten e cerca de US$ 100 milhões nas bilheterias, o longa foi uma das apostas para o Oscar. No entanto, o filme não recebeu nenhuma indicação, chocando a muitos. Afinal, ele já vinha concorrendo em premiações principais como Critics Choice, Globo de Ouro, entre outros.

O longa merecia ser indicado nas categorias de Melhor Atriz para Viola Davis, Melhor Figurino, Direção e Design de Produção.

O Homem do Norte

“O Homem do Norte”, de Robert Eggers aparentava garantir indicações ao Oscar deste ano. Afinal, o roteiro, a montagem e as atuações pareciam ser do jeito que a Academia ama. Ao assistir o longa, eu me surpreendi, pois me conquistou em todos os quesitos. Além disso, fiquei pensando o quão grandioso deve ter sido para aquilo ali ser visto nos cinemas, pois é um filme extremamente diferente.

“O Homem do Norte” foi aclamado pela crítica, contando com 90% de aprovação no Rotten e conquistou a nota 82 no Metacritic. O longa merecia concorrer pelo menos em Melhor Fotografia, Design de Produção, Montagem e Edição.

Till

O longa “Till” teve uma campanha forte, especialmente para Danielle Deadwyler que concorria em Melhor Atriz nas principais premiações. Além disso, Deadwyler venceu na categoria de atuação no Gotham Awards, uma das principais premiações de filmes independentes.

“Till” conquistou a aclamação da crítica e público, contando com 96% de aprovação no Rotten Tomatoes e 97% de aprovação dos usuários, com mais de 500 avaliações.

Apesar da forte concorrência, “Till” merecia concorrer na categoria de Melhor Atriz para Danielle Deadwyler, visto que a campanha foi forte e ela já vinha concorrendo em muitas premiações.

Quando ocorre o Oscar 2023 e onde assistir?

O Oscar deste ano chega em sua 95ª edição e acontece no próximo domingo, 12 de março. A cerimônia está marcada para acontecer às 21h (horário de Brasília). No Brasil, a transmissão fica por conta da TNT e HBO Max no streaming. Não vai perder, hein?

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO