O filme “A Baleia“, estrelado por Brendan Fraser, que atualmente é o favorito ao Oscar de Melhor Ator deste ano, caiu no gosto do público brasileiro.
Em seu primeiro fim de semana, o longa levou cerca de 100 mil pessoas às salas de cinema do Brasil. Devido a alta demanda, a partir desta quinta (02), a produção aumenta sua exibição de 137 para 206 cópias dubladas e legendadas em todo o país.
“A Baleia” é sucesso de crítica e público. No agregador Rotten Tomatoes, a produção obtém 65% de aprovação da crítica especializada e 91% do público em geral, baseado em mais de mil avaliações. Lançado em algumas partes do mundo no ano passado, o filme somou cerca de US$ 30 milhões em bilheterias (via Box Office Mojo).
Além disso, rendeu a Fraser diversos prêmios como o Tribute Actor durante o Festival de Cinema Internacional de Toronto, e os prêmios de Melhor Ator na Hollywood Critics Association, Critics Choice e SAG Awards. Agora, o astro está a um passo de ter seu primeiro Oscar, cuja cerimônia acontece em 12 de março.
Sobre o filme
Em “A Baleia”, Brendan Fraser vive Charlie, um professor de inglês recluso que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Entretanto, ele dá aulas online, mas sempre com a câmera desligada, com medo de sua aparência. Apesar de ser cuidado por sua enfermeira Liz (Hong Chau), ele se vê sozinho, culpado, por conta de ter abandonado sua filha ainda pequena, para viver um novo amor.
Agora, ele irá buscar se aproximar de sua filha, que agora é adolescente. Assim que vê-la, ele pede para visitá-la escondido de sua mãe. Até que ela aceita mas, com uma condição: se ele ajudá-la a escrever uma redação para a escola.
Direção de Darren Aronofsky, que assina o roteiro ao lado de Samuel D. Hunter, “A Baleia” encontra-se disponível nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer abaixo:
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!