Em duas semanas, o mundo vai conhecer os vencedores do Oscar, que chega em sua 95ª edição. Entre as categorias com grande concorrência, está a de Melhor Direção cujo os concorrentes são Martin McDonagh, os Daniels, Steven Spielberg, Todd Field e Ruben Östlund.
Ao fazer um filme, o diretor espera grande aprovação da crítica e, principalmente a do público, pois isso fará com que a produção seja reconhecida e valorizada. Além disso, os prêmios são essenciais, como o Oscar por exemplo, que assim como os atores, os diretores sonham em ter a estatueta dourada em mãos.
Porém, se ter um Oscar já é difícil para um ator, imagine para um diretor? Separei aqui seis nomes de cineastas que nunca ganharam a estatueta dourada. Mas, apesar disto, eles continuam fazendo sucesso e sendo inspiração para os diretores da nova geração.
Tim Burton
O cineasta Tim Burton é um dos maiores de Hollywood e suas produções são um sucesso por conta de visuais criativos e elenco que conquista qualquer um. Apesar de seu talento e grandiosidade na indústria, Burton nunca ganhou o Oscar.
O diretor de filmes como “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e “Alice no País das Maravilhas” (2010) concorreu ao prêmio duas vezes. A primeira em 2006 por “A Noiva Cadáver” e a segunda em 2013 por “Frankenweenie“, ambas foram indicadas na categoria de Melhor Filme de Animação.
Stanley Kubrick
Stanley Kubrick foi um dos maiores cineastas e seu processo de direção nas filmagens eram muito perfeccionista que inspira diversos diretores até hoje. Parece até brincadeira, mas não é. Apesar de ser um dos grandes nomes no cenário hollywoodiano, Stanley Kubrick nunca ganhou o Oscar por sua função.
Kubrick concorreu quatro vezes na premiação, sendo reconhecido apenas em 2001, pelos efeitos especiais no longa “Uma Odisseia no Espaço“. No entanto, o cineasta nunca ganhou nas categorias de direção, filme ou curta-metragem.
Christopher Nolan
Christopher Nolan é um dos nomes mais reconhecidos da atualidade e seus filmes são aclamados pela crítica e público. Sua filmografia é composta por títulos como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008), “A Origem” (2010) e “Interestelar” (2014).
Apesar de estar na cena desde os anos 90, Nolan concorreu ao Oscar apenas cinco vezes, sendo uma vez em Melhor Diretor. A próxima produção dirigida pelo cineasta é “Oppenheimer“, que tem previsão de estreia para julho deste ano. Além disso, o filme é muito aguardado pelo fato de ser sobre o “pai da bomba atômica”. Será que este o longa que dará a estatueta de Melhor Diretor para Nolan? Resta-nos esperar.
Wes Anderson
Wes Anderson é um cineasta aclamado pela crítica e público e seus filmes são conhecidos pelos visuais excêntricos e excelentes roteiros. Em suas produções, estão filmes de sucesso como “Moonrise Kingdom” (2012), “O Grande Hotel Budapeste” (2014) e “A Crônica Francesa” (2020). No entanto, Anderson nunca venceu o Oscar de Melhor Diretor.
Em toda a sua carreira, Wes Anderson concorreu seis vezes a estatueta dourada, onde uma foi na categoria de Melhor Diretor pelo longa “O Grande Hotel Budapeste”. A próxima produção do cineasta será “Asteroid City” cujo elenco é descrito pela crítica como o “maior do que a maioria dos outros filmes de Anderson que são conjuntos por natureza”. Será que desta vez o Oscar vem para o cineasta?
Ridley Scott
Ridley Scott é um dos grandes diretores de Hollywood e dirigiu diversos sucessos do cinema como “Alien” (1979), “Thelma & Louise” (1991) e o épico “Gladiador” (2001). Entretanto, Scott nunca venceu o Oscar de Melhor Diretor, apesar de suas produções memoráveis e excelentes.
Scott já recebeu três indicações ao Oscar pelos filmes “Thelma & Louise“, “Gladiador” e “Falcão Negro em Perigo” (2001). A produção mais recente de Scott foi “Casa Gucci” (2021), estrelado por nomes como Adam Driver, Lady Gaga e Al Pacino. É questão de tempo para que Ridley Scott vença o Oscar de Melhor Diretor.
Alfred Hitchcock
Fechando bem a lista, Alfred Hitchcock foi um grande diretor e produtor de Hollywood. Além disso, ele é considerado por muitos, o maior do cinema mundial. Conhecido como o “Mestre do Suspense”, Hitchcock dirigiu grandes filmes como “Blackmail” (1929), o primeiro filme britânico falado e “Os 39 Degraus“, grande thriller da década de 30. Hitchcock fez história no cinema devido a exploração de ângulos, takes e enquadramentos, que davam uma experiência grandiosa para o espectador.
Hitchcock foi indicado cinco vezes ao Oscar como diretor e não venceu nenhuma delas. Por fim, o cineasta recebeu o Oscar honorário Irving Thalberg, prêmio concedido a produtores, reconhecendo a qualidade de suas produções.
E aí, leitor! Conta pra gente: quais desses nomes que não possuem Oscar te surpreendeu? Confesso que pra mim, todos estes mereciam muitas estatuetas. Afinal, são nomes excelentes que marcaram o mundo do cinema.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!