Nas telonas com “Avatar: O Caminho da Água” e o relançamento de “Titanic“, James Cameron deseja fazer um filme sobre Hiroshima, cidade japonesa que foi destruída por uma bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.
Entretanto, a produção será adaptação de “O Último Trem de Hiroshima”, de Charles R. Pellegrino. O livro narra um relato detalhado dos bombardeios das cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial, a partir das perspectivas dos sobreviventes. Anteriormente, Cameron havia demonstrado interesse em produzir o longa lá em 2010, quando visitou e entrevistou Tsutomu Yamaguchi, o único sobrevivente conhecido que esteve presente durante os ataques. Tempo depois, Yamaguchi acabou falecendo e assim que James deu atenção ao segundo filme de Avatar, o projeto de Hiroshima acabou sendo arquivado.
“Acho que um filme de Hiroshima seria mais oportuno do que nunca. Isso lembra às pessoas o que essas armas realmente fazem quando são usadas contra alvos humanos“, disse James Cameron. Além disso, o cineasta conta que o filme será produzido para os cinemas, pois, segundo o próprio, o longa tem que ser visto desta forma.
“Já chega de streaming. Estou cansado de ficar sentado“, disse ele ao Independent no Globo de Ouro [via LA Times]. No entanto, James Cameron deve fazer Hiroshima antes de Avatar 4, que tem previsão de estreia para dezembro de 2026.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!