Muitos atores são tão talentosos e carismáticos em seus papéis que parece que eles nasceram para interpretar quele personagem específico. No entanto, a jornada até chegar a esse ponto pode ser longa e cheia de desafios.
Os atores geralmente precisam passar por várias etapas de testes de elenco para conquistar um papel. Eles precisam convencer o diretor, o roteirista e o produtor de que elles são os melhores para o papel, superando muitas vezes a concorrência acirrada de outros atores talentosos.
Além dissso, muitas vezes a primeira opção para um papel pode desistir por algum motivo, o que abre uma oportunidade para outro ator que se sai muito bem e acaba ficando com o papel.
Em muitos casos, atores têm que superar obstáculos pessoais e profissionais para alcançar o sucesso. Alguns já estavam desistindo da carreiram quando conseguiram seu primeiro papel importante, que mudou completamente sua vida e carreira. Este é um exemplo de como um único papel pode fazer uma grande diferença na vida de um ator e na forma como ele é percebido pelo público e pela indústria cinematográfica.
Por isso, convidamos vocês a conhecerem 5 testes de elenco que mudaram a vida dos atores e os levaram ao estrelato. Essas histórias inspiradoras mostrarão como um simples momento pode determinar o futuro de uma carreira e mudar a forma como as pessoas enxergam o talento de um ator. Não percam a oportunidade de se inspiraram e ver o quanto o trabalho duro e a determinação podem levar ao sucesso. Venha com a gente conhecer essas histórias incrivéis!
Kate Winslet (Titanic)
Kate Winslet era apenas uma atriz com 19 anos e poucos papéis em seu currículo quando se candidatou ao papel de Rose DeWitt em “Titanic“, dirigido por James Cameron. A atriz relativamente desconhecida concorria com nomes de peso como Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow para o papel principal feminino na épica história do navio destinado ao fracasso.
No entanto, ela lutou arduamente pelo papel, enviando a Cameron uma rosa com uma nota que dizia: “Estou pronta”. E provou isso com seu impressionante teste de vídeo. Vestida com uma roupa de época e posionada em um cenário de sua cabine, ela interpreta uma cena longa que inclui detalhe que os fãs do filme reconhecerão.
Era a primeira cena real entre ela e Jack Dawson, dessa vez interpretado pelo ator de “Clueless“, Jeremy Sisto. Ela mostra sua vasta gama de talentos durante o teste de oito minutos, trocando farpas com Sisto em uma parte e chorando em um momento terno com seu potencial par romântico.
Contando sua experiência no filme, ela disse ao USA Today: “Tenho certeza de que eu não era realmente uma boa atriz“. No entanto, Cameron achou que ela era e a contratou imediatamente.
Sobre sua escalação, Cameron disse: “Uma garota de 19 anos que iria carregar um filme desse tamanho em seus ombros, é uma grande responsabilidade. Você está parado no set cercado por 2.000 figurantes e todas as luzes e câmeras estão apontadas para você. Se você não conseguir, não funciona. Muitas pessoas teriam implodido nisso, mas ela não“.
Embora ela estivesse feliz em estrelar o filme, a atriz revelou que não foi fácil fazer o épico de 1997: “Sim, foi díficil, mas ninguém nunca disse que seria fácil. Quando todas as histórias começaram a surgir sobre o quão difícil tinha sido e o Jim Cameron sendo cruel com todos e os custos ultrapassando o orçamento, pensei: espere um minuto, o que faz essas pessoas acharem que podem especular sobre tudo isso? Eles não estavam lá. Sim, ele perdeu a paciência, mas por motivos bons. Como passaríamos dias definindo uma cena e, se alguém não estivesse fazendo seu trabalho e então, por exemplo, a luz mudaria ou a água ficaria turva, Jim teria que parar e começar tudo de novo. Então, ele ficava frustrado, mas isso era apenas porque ele queria fazer o melhor filme possível.”
A dedicação de Cameron e Winslet resultou em um dos filmes mais bem-sucedidos de todos os tempos, ganhando 11 Oscars e arrecadando mais de US$ 2 bilhões de dólares em todo o mundo. O filme também catapultou Winslet ao estrelato, consolidando sua carreira como uma das maiores atrizes de sua geração. Ela já ganhou um Oscar e é amplamente elogiada por sua atuação contínua em filmes de sucesso, como “The Reader“, “Revolutionary Road” e “The Dressmaker“.
A performance de Winslet em “Titanic” é amplamente considerada como uma das mais memoráveis de todos os tempos, e sua química com o co-estrela Leonardo DiCaprio é adorada pelos fãs até hoje. O filme é uma prova da deicação e talento de Winslet, e sua história de como ela conseguiu o papel é uma inspiração para aqueles que buscam sucesso na indústria cinematográfica.
Marlon Brando (Rebelde Sem Causa)
Há 67 anos, em 27 de outubro de 1955, foi lançado o filme “Rebelde Sem Causa“, estrelado por James Dean. Um fato interessante sobre o filme é que Marlon Brando fez uma audição para o papel de Dean. No entanto, isso não é totalmente verdadeiro. Brando, que tinha sete anos a mais que Dean e já tinha trinta anos durante as filmagens de “Rebelde Sem Causa“, na verdade fez um teste de vídeo para uma adaptação anterior do livro de Robert M. Lindner, que era muito mais próxima ao material de origem na década de 1940 (o filme com James Dean é uma história original que apenas empresta o título do livro).
Devido a isso, aqueles que conhecem o filme de Dean não reconhecerão nenhum diálogo no teste de vídeo acima. No entanto, esse teste de vídeo é notável porque apresenta Brando antes mesmo dele ter aparecido em algum filme. Na performance, é possível ver a intensidade que fez de Brando uma sensação no palco da Broadway.
Cerca de quatro munutos no vídeo, Brando faz uma entrevista sentado com diretor de elenco sobre seu trabalho na Broadway. Ele não menciona seu papel de estrela na produção original de “Um Bonde Chamado Desejo“, o que coloca este teste de vídeo em algum momento em 1947, já que a peça estreou em dezembro de 1947. Embora esta versão de “Rebelde Sem Causa” nunca tenha sido filmada, Brando fez sua primeira aparição em um filme de 1950, intitulado “The Man“, seguido pelo filme de 1951 de “Um Bonde Chamado Desejo” e pelo posterior sucesso de Brando.
Austin Butler (Elvis)
Austin Butler é o primeiro ator a ter aprovação de Lisa Marie Presley para interpretar Elvis Presley no cinema. Para Butler, é um papel de uma vida, e ele passou anos se preparando para retratar o rei. O diretor do filme, Baz Luhrmann, ficou impressionado com o desempenho de Butler, mas se questionou se a audição gravada por ele não era um sinal de esgotamento.
Antes de vestir as roupas famosas de Elvis, Butler precisou fazer uma audição para o papel. Ele gravou duas fitas de audição, sendo que a segunda fez com que Luhrmann se perguntasse se o ator estava tendo um colapso. Ambos, Elvis e Butler perderam suas mães na juventude. Após ter um pesadelo sobre a morte de sua mãe, Butler gravou um novo vídeo de audição, desta vez cantando “Unchained Melody” enquanto tocava um piano e vestindo um roupão. Essa fita chamou a atenção de Luhrmann, que ficou confuso e interessado.
Depois de conhecer Butler pessoalmente, ele deu um grande passo rumo a ganhar o papel. Mesmo após as filmagens terem terminado, Butler se sentiu impactado pela interpretação de Elvis, o que tornou difícil para ele seguir em frente com outros projetos. Segundo ele, retratar Elvis profundamente o impactou porque ele se dedicou tanto a fazê-lo direito.
Butler tem novos projetos em andamento, como a minissérie “Masters of the Air” e o papel de Feyd-Rautha Harkonnen em “Dune: Part 2”. Espera-se que seu novo personagem fictício não o leve ao colapso da mesma forma que Elvis fez.
Tom Holland (Homem Aranha)
A Marvel tem alguma das melhores escolhas de elenco para seus personagens, com Robert Downey Jr. sendo o exemplo mais óbvio, já que não conseguimos imaginar alguém interpretando o papel de Tony Stark. Tom Holland também despertou o interesse dos fãs com sua performance como o jovem e chamoso Homem Aranha no MCU. Isso se deve a sua audição para se juntar ao Universo Cinematográfico da Marvel como o Vingador mais jovem.
O MCU tinha um desafio enorme pela frente, pois além de estarem negociando com a 20th Century Fox nos bastidores, o Homem-Aranha já havia sido interpretado por dois atores diferentes. Por isso, era preciso encontrar alguém novo e inovador para o papel, e então entrou Tom Holland.
As audições do ator foram publicados no Youtube em 2018, mas as pessoas estão falando sobre elas novamentes, já que as notícias sobre futuros filmes da Marvel estão surgindo. O vídeo mostra que houve muitas audições para o personagem e entre os mais de 200 jovens, Holland tinha algo especial a oferecer. Além disso, como ele era dançarino, ele conseguia fazer suas acrobacias e chutes, o que colocou à frente dos demais candidatos ao papel.
Veja o vídeo abaixo:
O vídeo também inclui uma audição de Holland com o ator Chris Evans (com quem atuou em “Capitão América: Guerra Civil”), que, na retrospectiva, foi sua segunda audição com um Vingador, já que a sua primeira audição foi com Robert Downey Jr.
Em um episódio de “The Chef Show“, o ex-CEO da Disney, Kevin Feige, Holland e Downey Jr. se reuniram com Jon Favreau, um ator de “Homem de Ferro” e apresentador do programa, e conversaram sobre como Holland foi escalado para o papel. Eles revelaram que levaram apenas quatro dias, desde que Holland foi escolhido, até se apresentar diante das câmeras para “Capitão América: Guerra Civil”
Rachel McAdams (Diário de Uma Paixão)
O filme “Diário de Uma Paixão” é um dos romances mais emblemáticos e comoventes da história do cinema. O longa, dirigido por Nick Cassavetes, conta a história de um amor eterno entre Allie (Rachel McAdams) e Noah (Ryan Gosling). A química entre os atores é uma das principais razões pelos quais o filme é tão querido pelo público.
De acordo com uma entrevista com Ryan Gosling, a química entre os atores foi imediata desde o primeiro momento em que McAdams entrou para fazer a audição do filme. Enquanto outras atrizes queriam conversar sobre a personagem e a cena antes de começar a ensaiar, Rachel simplesmente disse que preferia começar a atuar.
Ryan contou que, logo na segunda cena que eles fizeram juntos, todos já estavam emocionados. Rachel estava preparada e disposta a tentar qualquer coisa, sem se intimidar. De acordo com os atores, a terceira cena foi elétrica e tudo simplesmente parecia funcionar perfeitamente.
A química entre Rachel McAdams e Ryan Gosling é algo inegável e é uma das principais razões pelas quais “Diário de uma Paixão” é tão amado até hoje. O filme é uma verdadeira lição de amor e uma obra-prima que jamais será esquecida.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!