A atriz norte-americana Viola Davis venceu o Grammy que ocorreu neste domingo (5). Ela concorria na categoria de Melhor Gravação de Audiobook. Com isso, ela tornou-se uma EGOT, termo que une os quatros principais prêmios do entretenimento: Emmy (TV), Grammy (Música), Oscar (Cinema) e Tony (Teatro).
Entre seus concorrentes, estavam o dramaturgo Lin-Manuel Miranda e o ator Mel Brooks. Este último já é um dos artistas EGOT.
A trajetória de Davis no EGOT começou em 2001, quando venceu o Tony Awards na categoria de Melhor Atriz por Participação Especial na peça “King Hedley II“. Em 2010, venceu o prêmio mais uma vez na categoria principal de atuação pela peça “Fences“. Em 2015, venceu o Emmy na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática por seu papel em “How To Get Away With Murder“.
No ano seguinte, foi detentora do Oscar de Atriz Coadjuvante por seu trabalho no filme “Fences: Um Limite Entre Nós”. Com isso, ela foi a primeira atriz negra a conquistar a Tríplice Coroa da Atuação – Emmy, Oscar e Tony. Por fim, este ano ela venceu o Grammy e tornou-se a quarta personalidade negra e a 18ª no geral a ser EGOT.
Além de Viola Davis, quais artistas são EGOT?
Primeiramente, vale lembrar que ser um EGOT é extremamente difícil. Tanto é que Viola consagra-se a 18ª artista a fazer parte do seleto. Mas você sabe quais nomes têm estes prêmios? Vou citar alguns.
Além de Davis, personalidades conhecidas como Helen Hayes, Rita Moreno, Audrey Hepburn, Elton John e John Gielgud têm os quatros principais prêmios. Contudo, apenas três personalidades negras eram EGOT antes da atriz, sendo eles: Whoopi Goldberg, John Legend e a cantora e atriz Jennifer Hudson.
Nomes como Al Pacino, Kate Winslet, Frances McDormand, Barbra Streisand (este é honorário e não competitivo), Julie Andrews, Cher, Adele e Liza Minnelli estão a apenas um prêmio para ser EGOT.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!