Search
Close this search box.

Notícias > 27 anos de “Pânico”: Curiosidades sobre o filme

27 anos de “Pânico”: Curiosidades sobre o filme

Pôster oficial de "Pânico" (1996), o primeiro da franquia. Foto: Reprodução/Internet.

Nesta terça-feira (31), o clássico do terror “Pânico“, completa 27 anos de existência. Com cinco filmes na franquia com mais um pra somar, o filme marcou gerações e ainda faz sucesso nos dias de hoje.

Por volta dos anos 80, Wes Craven marcou o terror com o filme “A Hora do Pesadelo“. Naquele período, houve uma explosão do gênero slash, que, no entanto, começaram a surgir cópias baratas dos filmes “Halloween“, “Sexta-Feira 13” e a própria “A Hora do Pesadelo“. O gênero terror estava estagnado e com isso, veio “Pânico” que inovou totalmente no gênero que foi um sucesso pelos anos 1980.

O sucesso do filme de Craven se deu por diversos motivos: enredo inovador, plot twist diferentes, a junção de gêneros num só filme – a exemplo de umas pitadas de humor na trama -, além de um personagem icônico, vulgo Ghostface, que até hoje muitos usam para fantasias tanto de carnaval, quanto de halloween.

Em comemoração aos 27 anos da franquia, separo aqui curiosidades do filme que talvez você nunca soube.

A máscara do Ghostface foi escolhida durante uma pesquisa do filme

Ghostface, personagem da franquia "Pânico". Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor Wes Craven contou que a máscara do Ghostface foi descoberta enquanto ele pesquisava as locações do filme. Então, a produtora Marianne Madalena encontrou a máscara em uma cadeira de uma casa em que visitava e mostrou a equipe do longa. Entretanto, eles tiveram que fazer um acessório semelhante, pois não eram donos do objeto original.

Drew Barrymore estava escalada para viver Sidney Prescott

Drew Barrymore em "Pânico". Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Durante o desenvolvimento de “Pânico” (1996), a atriz Drew Barrymore estava escalada para viver Sidney Prescott antes de Neve Campbell. Porém, Drew insistiu para que ela interpretasse Cassey, pois isso faria o público pensar que qualquer coisa poderia acontecer. E pelo visto, deu muito certo.

A roupa do Ghostface não seria preta

Ghostface em "Pânico 5" (2022). Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Durante a produção do filme, foi idealizada que a roupa do Ghostface fosse da cor branca, para fazê-lo com que ele parecesse com um fantasma. Porém, isso mudou por medo de que as pessoas comparassem o personagem a um membro da Ku Klux Klan.

Filme se chamaria “Scary Movie”, nome que veio a ser de “Todo Mundo em Pânico”

Pôster de "Pânico 5". Foto: Divulgação;
Foto: Divulgação.

Anteriormente, o título original do filme seria “Scary Movie“. Curiosamente, quatro anos depois, este título acaba sendo da comédia “Todo Mundo em Pânico“, uma paródia do filme que também faz referências a diversos filmes de terror.

Acontece que a equipe mudou de ideia sobre o título quando ouviram a música “Scream“, do cantor Michael Jackson.

Courtney Cox insistiu a produção do filme para viver Gale Weathers

Courtney Cox em "Pânico" (1996). Foto: Reprodução/Internet.
Foto: Reprodução/Internet.

Desde 1996, a atriz Courtney Cox vive a personagem Gale Weathers na franquia. No entanto, ela se interessou na personagem e convenceu a produção de que seria uma boa “cretina” em “Pânico”. Isto porque no mesmo ano, Cox vivia Mônica, uma mocinha da série “Friends“. Então, ela queria fazer uma personagem diferente e não deu outra. Ela pegou o papel e conquistou o público, que até vai interpretá-la novamente na futura sequência da franquia.

A icônica cena da festa foi a mais longa do filme

Cena da festa em "Pânico" (1996). Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet.

No primeiro filme da franquia, perto do final acontece a cena da festa, que dura exatos 42 minutos. No entanto, ela foi filmada ao longo de 21 dias, desde o momento do pôr do sol até o nascer. Assim que a cena foi finalizada, a equipe fez camisetas escrita: “I SURVIVED SCENE 118” (Eu sobrevivi à cena 118). Além disso, a cena ganhou o apelido de “A noite mais longa do terror“.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Rafael Cruz

Jornalista e apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO