Atualmente, muitos atores brasileiros vêm conquistando espaços, indo muito além do cenário local, atingindo a maior indústria do cinema vulgo Hollywood. Um exemplo recente é a atriz brasileira Sophie Charlotte que foi anunciada como membro do elenco de “The Killer” junto com a atriz Tilda Swinton. Além disso, o filme é dirigido por David Fincher, que já foi indicado ao Oscar três vezes.
No entanto, não é de hoje que astros brasileiros são presentes na indústria hollywoodiana, sendo reconhecidos com papéis internacionais. Apesar de tudo parecer um glamour, para chegar até este ponto, um longo caminho tende ser percorrido.
Nesta matéria, você vai saber como cinco atores brasileiros conseguiram papéis em Hollywood. Quem sabe você leitor e também ator, possa ter essa sorte futuramente. Vamos lá!
Sônia Braga
Estreante na TV em 1970 com a telenovela “Irmãos Coragem”, Sônia Braga já havia demonstrado o dom de ser uma grande estrela a partir dos 14 anos, quando participou de programas infanto-juvenis da época.
No entanto, seu auge como atriz veio em 1975 com a novela “Gabriela”, baseada na obra de Jorge Amado e daí foi sucesso atrás de sucesso, chegando a fazer novelas marcantes como “Saramandaia” (1976) e “Dancin’ Days” (1978).
Braga alcançou o sucesso internacional com o filme “O Beijo da Mulher Aranha” (1985), dirigido por Hector Babenco. Com isso, ela focou no inglês, melhorando o idioma e começou a fazer sucesso pelos Estados Unidos.
Em 1987, foi a primeira atriz brasileira a apresentar uma categoria do Oscar ao lado do ator norte americano Michael Douglas. Em seguida, atou em “Rebelião em Milagro“, de Robert Redford, e no ano de 1989, atuou em “Luar Sobre o Parador“, que lhe rendeu a primeira indicação ao Globo de Ouro na categoria de Atriz Coadjuvante.
Já em 1990, atuou no filme “The Rookie” de Clint Eastwood e desde então começou a fazer mais filmes e séries americanas. Em 1994, ganhou sua segunda indicação ao Globo de Ouro pela série “The Burning Season”.
Apesar de trabalhar forte em Hollywood, a atriz fez alguns trabalhos no Brasil como na novela “Páginas da Vida” (2006) e nas séries “As Cariocas” (2010) e “Tapas e Beijos” (2011). Sônia fez filmes brasileiros de sucesso como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019).
Alice Braga
Seguindo os passos da tia, Alice Braga começou sua carreira em teatro e comerciais. Sua estréia se deu no curta-metragem “Trampolim” em 1998. Em “Cidade de Deus” (2002), viveu Angélica, papel que lhe rendeu o prêmio de Atriz Coadjuvante no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Segundo ela, foi este filme que lhe abriu portas para Hollywood. “Foi o filme que me abriu portas para ter uma agente, começar a fazer testes e assim manter as portas abertas“. Ao focar na carreira internacional, ela decidiu morar nos Estados Unidos e começou a aprender inglês.
Desde então, a atriz começou sua carreira forte em Hollywood, chegando a atuar com Will Smith no longa “Eu Sou a Lenda” (2007). Além disso, fez grandes filmes como “O Ritual” (2011) e “O Esquadrão Suicida” (2021).
Rodrigo Santoro
Rodrigo Santoro começou na TV por volta dos anos 1990 e se consagrou no cenário brasileiro. No início dos anos 2000, o ator brasileiro deixou a Globo para iniciar carreira em Hollywood. Ele foi descoberto na indústria com o filme “Abril Despedaçado”, que foi exibido em diversos festivais internacionais.
No entanto, não foi muito fácil ingressar na indústria inicialmente. O astro contou que recusou alguns papéis no início da carreira internacional, e que as ofertas eram sempre personagens dentro do estereótipo que comumente os latinos estão enquadrados.
Na época, ele sofreu críticas por parte dos agentes, entretanto, isso não abalou ele. 20 anos depois, consegue ser um dos atores brasileiros reconhecidos em Hollywood, já foi membro da Academia de Hollywood, organização do Oscar.
Santoro estrelou longas internacionais como “As Panteras Detonando“, “300“, e a série de sucesso “Westworld” (2016-2020) da HBO.
Wagner Moura
Com mais de 20 anos de carreira, Wagner Moura começou na atuação, logo adolescente, aos 15 anos de idade pelos palcos do estado da Bahia. Após longo tempo fazendo produções brasileiras, o astro alcançou Hollywood após ser visto no filme “Tropa de Elite” (2007), filme vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim na época.
Para seguir a carreira na indústria hollywoodiana, Wagner teve de cursar inglês por um bom tempo. Sua estreia internacional veio no filme “Elysium” (2013), ao lado de Matt Damon e Jodie Foster.
Em 2015, estrelou a série “Narcos”, onde viveu Pablo Escobar, personagem que lhe rendeu a primeira indicação no Globo de Ouro na categoria de Ator em Série de Drama.
Bruna Marquezine
Fechando nossa lista, a atriz Bruna Marquezine entra pro grupo seleto dos atores brasileiros em Hollywood com o filme “Besouro Azul” que deve estrear este ano. A atriz tem longo currículo em produções brasileiras e já participou de uma produção americana, intitulada “Breaking Through” (2015).
Para “Besouro Azul”, Bruna fez uma sucessão de testes e além disso, a atriz fala inglês fluentemente. Ela foi orientada por sua agente e fez os testes para o filme. Inicialmente, o processo começou em sua casa, indo até a fase presencial em Los Angeles.
“Esse teste veio através de um outro teste que fiz para a DC, para um outro filme de super-herói. Eu já fazia testes para trabalhos fora do Brasil e venho me preparando há anos. No começo, você grava vídeos sozinha em casa, normalmente como é a primeira fase, e na medida que vai evoluindo, fazendo presenciais. O segundo teste foi com o diretor, ainda pelo Zoom, por conta da Covid. É engraçado, estar sentada, sem nenhuma direção de espaço, olhando para o além para não ficar olhando para mim. Era um teste com o diretor para que ele pudesse ver o quanto você responde ao direcionamento dele, eram duas cenas que eu já tinha gravado. E a terceira foi em Los Angeles, e assim, foi tudo muito rápido“, detalhou Bruna.
Então, nem é preciso dizer como terminou, né?
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!