O Teatro Amazonas, um dos mais importantes teatros do Brasil e principal cartão-postal da cidade de Manaus, ganha versão no metaverso. Agora, pessoas de todo o mundo poderão visitar o local virtualmente, seja pelo celular ou computador. A exposição gratuita no metaverso acontece em comemoração aos 126 anos do local.
A exposição no metaverso teve seu início no dia 31 de dezembro e vai até o dia 30 de janeiro, você pode conferir o teatro virtualmente através deste link.
O secretário da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância do alcance que essa experiência pode proporcionar. “O Teatro Amazonas agora está em uma nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual, de forma imersiva. Com essa exibição, conseguimos ampliar o alcance do público. Mais pessoas ao redor do mundo, pela internet, pode conferir a contribuição histórica, turística e cultural do Teatro Amazonas, além de sua beleza incomparável“, declarou.
Como funciona
No Portal da Cultura, o visitante pode acessar o banner com o link do metaverso, em seguida escolher acessar pelo navegador ou baixando os aplicativos via android ou IOS. Ao entrar no ambiente, o usuário preenche com um apelido e o metaverso do teatro é apresentado com informações de navegação online.
Então, o usuário poderá observar a arquitetura que conta com uma animação 3D e um áudio explicativo sobre a origem e composição, informações dos músicos do local, além de decorações natalinas.
Além disso, a fachada do local é em modelo 3D, onde dá ao visitante a experiência de visualizar cada detalhe arquitetônico, assim como teto, portas e janelas. No entanto, a visita virtual também conta com vídeos sobre o teatro, as salas existentes nelas e uma tour 360.
Sobre o Teatro Amazonas
Inaugurado em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas é um dos mais importantes do país e chama atenção pela sua bela arquitetura. Afinal, ela conta com um estilo renascentista, com detalhes ecléticos. A maior parte do material usado na construção do local foi importada da Europa. As paredes de aço de Glasgow, na Escócia; os 198 lustres e o mármore de Carrada das escadas, estátuas e colunas, vieram da Itália.
O salão de espetáculos do local possui capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e três pavimentos de camarotes. Em 1966, o teatro foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.
Ao longo dos anos, o espaço recebeu grandes espetáculos e diversas figuras internacionais passaram por ele como José Carreras, Roger Waters, Spice Girls e The White Stripes. Além disso, grandes nomes brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira já se apresentaram no local.
Agora, o teatro recebe eventos realizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, como o Festival Amazonas de Ópera e os festivais de Danças e Teatro; além de espetáculos eruditas apresentados pelos corpos artísticos estatais e os eventos composto por artistas locais, valorizando a cultura amazonense.
O texto possui algumas informações do portal da Cultura do Governo do Amazonas.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!