Search
Close this search box.

Notícias > 5 Filmes inesquecíveis sobre o universo dos atores

5 Filmes inesquecíveis sobre o universo dos atores

Os atores Emma Stone e Ryan Gosling em "La La Land"

Para um filme ser bem-sucedido, é preciso que vários fatores estejam presentes, como uma história envolvente contada através de um roteiro eficaz, uma direção impecável, fotografia e efeitos especiais de qualidade, uma trilha sonora atraente, entre outros.

No entanto, mesmo que todos esses elementos estejam perfeitos, se os atores não forem talentosos e bem escolhidos para seus papéis, o filme não será um sucesso.

Para homenagear estes profissionais, que, com seu talento e criatividade dão vida as histórias imaginadas pelos autores, selecionamos cinco filmes inesquecíveis sobre o universo dos atores:

O ARTISTA (2011)

Este filme conta a história de Gorge Valentin (Jean Dujardin), um famoso ator de cinema mudo que enfrenta dificuldades quando o cinema falado surge na década de 1930. Enquanto George luta para se adaptar ao novo formato, uma jovem atriz chamada Peppy Miller (Bérénice Bejo) começa a ganhar destaque na indústria. A trama acompanha o relacionamento entre os dois atores e como eles lidam com as mudanças da indústria do cinema.

Para criar o personagem, o ator Jean Dujardin se inspirou em grandes atores do cinema mudo, como Douglas Fairbanks e Rudolph Valentino. Além disso, também trabalhou com um coreógrafo para aprender a expressar emoções através da dança e do movimento corporal, uma habilidade importante em filmes mudos.

The Artist” foi um sucesso de crítica e recebeu vários prêmios. Foi indicado em 10 categorias do Oscar, onde levou cinco delas, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Além disso, o longa foi indicado a quatro categorias do Globo de Ouro e venceu duas delas, que foram Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Ator de Comédia ou Musical para Jean Dujardin. Assista o filme aqui.

LA LA LAND (2016)

Este é um musical que acompanha a história de Mia (Emma Stone), uma atriz que tenta se estabelecer em Hollywood, e de Sebastian (Ryan Gosling), um pianista de jazz que sonha em abrir seu próprio clube de jazz. A trama mostra os desafios que os dois enfrentam e tentam realizar seus sonhos e se apoiam mutualmente.

Os atores Ryan Gosling e Emma Stone passaram por intensos treinamentos de dança e canto para se prepararem para os seus papéis. Eles também trabalharam com um pianista de jazz para aprender a tocar os instrumentos que aparecem no filme.

Portanto, “La La Land” foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Além disso, recebeu diversos prêmios, sendo indicado a 14 categorias do Oscar e venceu 6 delas, incluindo, Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original e melhor Atriz para Emma Stone. Enquanto no Globo de Ouro foi indicado em 7 categorias, levando 6 delas, incluindo Melhor Filme de Comédia ou Musical e Melhor Ator e Atriz de Comédia ou Musical para Ryan Gosling e Emma Stone, respectivamente. Assista o filme aqui.

SHAKESPEARE APAIXONADO (1998)

Este é um filme que se passa na época em que William Shakespeare escreveu Romeu e Julieta. A história acompanha o jovem escritor enquanto ele tenta encontrar uma nova inspiração para sua nova peça e se apaixona pela bela Viola de Lesseps (Gwyneth Paltrow). Viola é uma jovem aristocrática, rebelde e apaixonada pela arte de atuar. Na época em que Shakespeare escreveu a peça, apenas homens podiam interpretar personagens em peças de teatro, mas isso não impediu Viola de se disfarçar de homem para conseguir o papel de Romeu.

Para criar o personagem de Viola, a atriz Gwyneth Paltrow precisou fazer alguns ajustes físicos para parecer mais masculina. Ela usou uma espécie de peso, chamado ‘beanbag’, na parte inferior do corpo para diminuir seu centro de gravidade e parecer mais com um homem. Além disso, ela também passou por treinamentos de espada e dança para se preparar para o papel.

Shakespeare In Love” foi um sucesso de crítica e público, recebendo vários prêmios. Ele foi indicado a 13 categorias do Oscar e venceu em 7 delas, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow. Além disso, o filme foi indicado a 7 categorias no Globo de Ouro e venceu em 3 delas, incluindo Melhor Ator para Joseph Fiennes e Melhor Roteiro. Você pode assistir o filme aqui.

ERA UMA VEZ EM HOLLYWOOD (2019)

Este é um filme de Quentin Tarantino que se passa em 1969 e acompanha a vida de Rick Dalton (Leonardo DiCaprio), um ator de TV que tenta se reestabelecer em Hollywood, e de seu dublê de stunt Cliff Booth (Brad Pitt). A trama também destaca a vida da atriz Sharon Tate, que foi assassinada por seguidores de Charles Manson na época em que o filme se passa.

Para se criar o personagem de Rick Dalton, o ator Leonardo DiCaprio se inspirou em atores de TV nos anos 1960, como Fess Parker e Steve McQueen. Ele também trabalhou com um treinador de voz para conseguir imitar o sotaque do sul dos Estados Unidos.

Era Uma Vez em Hollywood” foi muito bem recebido pela crítica e pelo público em geral. Foi indicado a 10 categorias do Oscar e venceu duas delas, sendo: Melhor Ator Coadjuvante para Brad Pitt e Melhor Direção de Arte. Além disso, o filme foi indicado a quatro categorias do Globo de Ouro, vencendo 3 delas, incluindo Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Ator de Comédia ou Musical para Leonardo DiCaprio e Melhor Ator Coadjuvante para Brad Pitt. Assista o filme aqui.

TOOTSIE (1998)

Esta é uma comédia que conta a história de Michael Dorsey (Dustin Hoffman), um ator que tem dificuldades em conseguir trabalhos e decide se disfarçar de mulher para conseguir um papel em uma série de TV. A trama mostra as dificuldades que Michael enfrenta enquanto tenta manter a sua verdadeira identidade em segredo e se apaixona pela produtora da série (Jessica Lange).

Para criar o personagem de Michael Dorsey/Dorothy Michaels, o ator Dustin Hoffman se inspirou em atrizes dos anos 80, como Lucille Ball e Carol Burnett. Ele também trabalhou com um coach de canto e dança para se preparar para o papel.

Tootsie” foi um sucesso de bilheteria e recebeu várias indicações e prêmios importantes. No Oscar de 1983, o filme ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante para Jessica Lange e recebeu nove indicações em outras categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator para Dustin Hoffman. O filme também ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Ator – Comédia/Musical para Dustin Hoffman e Melhor Atriz Coadjuvante para Jessica Lange, além de ser indicado nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Roteiro.

Assista o filme aqui.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!

Wilson Almeida

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO