Existem muitos filmes que têm o poder de nos emocionar e nos fazer chorar. Desde as tragédias gregas, a dramática tem sido um gênero que tem o poder de nos tocar profundamente e nos fazer sentir empatia pelos personagens e suas situações.
São diversos motivos pelos quais os filmes podem nos fazer chorar. Muitas vezes, o sentimento de perda de um personagem querido, desencontros ou até mesmo um final feliz inesperado são os principais gatilhos para as lágrimas.
Além disso, as performances dos atores e as cenas que são filmadas de maneira a transmitir as emoções dos personagens também contribuem para o chororô.
Segundo Aristóteles, o conceito de catárse refere-se ao processo de purificação emocional que ocorre através da assistência a uma obra de arte, especialmente uma tragédia. Ele acreditava que, através da catárse, é possível liberar as emoções reprimidas e alcançar a cura emocional.
Cure a alma e libere suas emoções com nossa lista de 5 filmes que fazem a gente chorar como nunca. Pipoca e choro garantidos!
A CULPA É DAS ESTRELAS (2014)
O longa acompanha Hazel e Gus, dois jovens que se conhecem em um centro de apoio a pessoas com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou envolver-se amorosamente com alguém até que acaba criando sentimentos com Gus. O filme aborda temas como amor, doença e mortalidade de uma forma sensível. Foi muito recebido pela crítica e teve consequências positivas como aumento de doações para instituições de caridade para pessoas com câncer, além de campanhas de conscientização sobre a doença. O longa está disponível na Disney+.
À PROCURA DA FELICIDADE (2007)
O filme segue Chris Gardner (Will Smith), um pai de família que enfrenta uma crise financeira. Apesar do esforço de manter a família unida, sua esposa o abandona junto com o seu filho Christopher (Jaden Smith). Agora, ele é um pai solteiro e para cuidar de seu filho de 5 anos, decide usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor. No entanto, ele consegue uma vaga de estágio e espera que no término, ele possa ser empregado fixamente. Em meio às péssimas condições financeiras, ele é despejado do apartamento, que junto com seu filho, passa a dormir em estações de trens, abrigos e continua a procura da felicidade. Disponível na Netflix.
A LISTA DE SCHINDLER (1994)
O filme conta a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, sendo membro do próprio partido Nazista. No entanto, apesar de seus defeitos, amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder sua fortuna, mas ainda assim conseguiu salvar mais de mil judeus do campo de concentração. Vencedor de 7 Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Steven Spielberg, “A Lista de Schindler” está disponível em aluguel na Prime Video.
A VIDA É BELA (1997)
O longa italiano se passa na Segunda Guerra Mundial, acompanhando a história do ítalo-judeu Guido e seu filho Giosué. No entanto, eles são capturados e levados para o campo de concentração nazista. Lá, Guido tenta acalmar seu filho, convencendo-o de que aquilo ali é uma brincadeira e assim protegendo o menino da violência e do horror. Aclamado pela crítica, o filme levou 3 Oscars, incluindo Melhor Filme Estrangeiro. Disponível para compra no Google Play.
EXTRAORDINÁRIO (2017)
O filme acompanha Auggie, um garoto que nasceu com deformidade facial, o que fez com que ele passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos dez anos, se matricula em uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, ele precisa lidar com a nova realidade, apesar de ter uma sensação de ser observado e avaliado por todos de sua escola. O longa está disponível na Netflix.
Matéria colaborativa de Wilson Almeida e Rafael Cruz.