Dezembro chegou e a tão sonhada férias já está batendo na porta. E provavelmente, você que ama cinema tem interesse em visitar locais que serviram em gravações de filmes e então nesta matéria, separamos 5 lugares que já foram cenários em filmes brasileiros.
Todos nós sabemos que o Brasil é rico em suas produções cinematográficas e suas locações fazem uma grande diferença para as obras. Então já prepara o bolso para conhecer os maravilhosos cenários de filmes brasileiros nestes tempos de férias.
Recife, PE – “Áquarius”
O longa “Aquarius“, de Kleber Mendonça Filho, é ambientado em Recife, capital de Pernambuco. O filme conta sobre uma jornalista aposentada que defende seu local após uma construtora propor demolir o Aquarius e dar lugar à um novo empreendimento.
A produção passa pelas praias do Pina e Boa Viagem, Brasília Teimosa, o Clube das Pás, em Campo Grande, além do Restaurante Leite e Cemitério de Santo Amaro. Mas o apartamento usado nas filmagens está disponível na Airbnb, custando a partir de R$ 575 por pessoa e acumula 5 estrelas no aplicativo. O local tem capacidade para oito pessoas. Então se for a Recife, já tem uma dica de hospedagem!
Cabaceiras, PB – “O Auto da Compadecida
Um dos maiores sucessos do país, “O Auto da Compadecida” se passa em Cabeceiras, 166 km de João Pessoa, na Paraíba. As cenas mostram diversos cantos da cidade, como a antiga prisão e a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, e também o Lajedo de Pai Mateus, que é um dos pontos turísticos da região.
A cidade também abrigou produções como “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Canta Maria”. Por conta disso, a cidade recebeu o apelido de “roliúde nordestina”
Jalapão, TO – “Deus é Brasileiro” e “Xingu”
A 200 km da capital Palmas, em Tocantins, o Jalapão foi um dos cenários para os filmes “Deus é Brasileiro” e “Xingu”. O lugar contém dunas douradas, cachoeiras, chapadas, grutas, rios e muito verde da natureza. Um lugar perfeito para poder passar as férias.
Pirenópolis, GO – “Dois Filhos de Francisco”
Em Goiás, conhecida como a terra dos sertanejos, há uma cidade chamada Pirenopólis. Neste local, fram gravadas cenas do filme “Dois Filhos de Francisco“, que conta a história da dupla Zezé Di Camargo e Luciano. Para quem deseja visitar um lugar calmo, em meio à rios e cachoeiras, essa é uma boa opção.
Antônio Prado, RS – “O Quatrilho”
O indicado ao Oscar “O Quatrilho”, de 1995 se passa na cidade de Antônio Padro, no Rio Grande do Sul. Nela, os visitantes podem ver 48 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artistíco nacional desde a década de 80. É possível visitar a casa que foi locação do filme e curtir as belezas naturais num local chamado Caminhos de Pedra.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!