Quando você vê alguns personagem e achou a interpretação boa, com certeza deve ter se perguntado como ele se preparou, né? Pensa que é só ler o roteiro e falar em frente a um espelho? Preparar os personagens vai muito além disso.
Separamos aqui uma lista de seis atores e seus processos criativos no preparo para entrar no personagem. Vamos lá
Daniel Day-Lewis
Um dos maiores atores da atualidade e único vencedor de três Oscars na categoria principal, Daniel Day-Lewis eleva sua atuação de seus personagens ao extremo. Em seu papel no longa “Meu Pé Esquerdo” (1989) , que lhe rendeu primeiro Oscar, o ator visitou frequentemente clínicas com deficientes visuais e motoras para ajudar na construção de seu personagem. Em 1992, passou a viver em uma floresta onde acampou, pescou e fez hábitos como um residente da própria, em preparação para “O Último dos Moicanos“. Para “Em Nome do Pai“, de 93, Day-Lewis pediu a direção que lhe jogasse água na cara e o xingasse, para que a cena fosse mais intensa. Curioso, né?
Christian Bale
O astro Christian Bale se compromete muito com seus personagens e chama atenção pelas suas transformações corporais para entrar nos papéis. Em 2000, teve que malhar muito para interpretar um atleta hedonista em “Psicopata Americano“. Porém, uma de suas maiores mudanças foi em “O Operário” (2004), onde deu vida a Trevor Reznik. Para o papel, Bale perdeu cerca de 30 quilos e fez uma dieta restrita por quatro meses à base de água, café e uma maçã por dia.
Heath Ledger
Jack Nicholson, Jared Leto e Joaquin Phoenix são excelentes atores, mas o Coringa deles não se igualam ao de Heath Ledger. Com um currículo interessante na época, Ledger se cansou de repetir e lutou para não interpretar outro rostinho bonito nas telonas. Em 2007, foi escalado para interpretar Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008). Para o papel, o ator ficou trancado por um mês em um quarto e segurou o personagem até as filmagens e assustar seus colegas no set. Infelizmente, este foi o último papel do astro, que rendeu Oscar póstumo.
Hilary Swank
A atriz Hillary Swank deu o sangue para viver Maggie Fitzgerald em “Menina de Ouro” (2004). Sendo uma lutadora no longa, a atriz se preparou no Gleason’s Gym, uma academia de boxe onde astros do esporte como Jake LaMotta e Muhammad Ali treinaram. Na sua jornada de exercícios, Swank contraiu uma infecção mas manteve-se calada para não atrapalhar nas gravações do filme que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz.
Natalie Portman
Natalie Portman teve sua saúde em risco no preparo para interpretar Nina Sayers no longa “Cisne Negro“. A atriz perdeu cerca de 10 quilos e vivia comendo cenouras e amêndoas, além de passar oito horas em ensaios por longos meses. Em entrevista, Portman contou que teve medo de morrer. “Houve algumas noites em que pensei que literalmente ia morrer. Foi a primeira vez que entendi como você pode ficar tão envolvido em um papel que ele pode te derrubar”, disse a atriz.
Al Pacino
Um dos astros mais antigos de Hollywood, Al Pacino é apaixonado por atuar e seus personagens são icônicos. No teatro, o segredo do ator é a repetição, pois é dela que sai algo criativo. Em uma entrevista, Pacino declarou que estava fazendo Richard III, uma peça de Shakespeare e na 84ª apresentação, não lembrava de uma cena mas que na 85ª realizou com sucesso. Então, o segredo de Al Pacino na atuação é repetir e acabar no belo encontro com o personagem.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion Blog!