País da Copa do Mundo de 2022, o Catar sofre duras críticas devido a sua politica acerca dos direitos humanos, inclusive a alta censura.
O Catar, assim como muitos países – inclusive do Ocidente -, praticam a censura no audiovisual e proíbem filmes que abordam temáticas como LGBTs, conteúdo sexual, entre outros.
Separamos aqui cinco filmes que são proibidos no Catar:
Mulher Maravilha
Estrelado por Gal Gadot, o filme da DC Comics é banido da nação catari. Isso porque a atriz é israelense, já serviu o exército e fez declarações em defesa de Israel. Por conta do conflito existente entre os dois países, o Catar proíbe todos os longas originários de Israel.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
Um dos grandes filmes da Marvel em 2022, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” não pôde ser exibido no Catar. Isso porque a America Chavez, uma das heroínas do longa, tem duas mães. O filme “Os Eternos“, também da Marvel, é proibido no país por ter um casal gay.
A Garota Dinamarquesa
Nomeado ao Oscar de 2016 em quatro categorias, “A Garota Dinamarquesa” foi proibido por “depravação moral” no país. Isso porque o filme conta sobre uma mulher transexual que sofre dificuldades no século XIX.
Emirados Árabes, Omã, Jordânia, Kuwait e Malásia também baniram o longa.
Amor, Sublime Amor
Por apresentar conteúdo violento, “Amor, Sublime Amor” (2021) foi banido no Catar. Além disso, o longa também foi banido por conta do personagem de Iris Menas, que é um homem trans que deseja entrar na gangue do Jets mas não pode pois dizem que ela é mulher.
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion News!