Notícias > Cinco filmes brasileiros que foram indicados ao Oscar

Cinco filmes brasileiros que foram indicados ao Oscar

Em dois meses, iremos conhecer os indicados ao Oscar 2023 e “Marte Um“, longa de Gabriel Martins, poderá representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional.

Ao longo de 94 anos de sua existência, o evento já teve diversas produções brasileiras entre os indicados, isso prova que o cinema nacional tem seu valor e grande reconhecimento que ultrapassa sua origem. Separamos aqui, cinco longas brasileiros que concorreram ao Oscar. Vamos lá!

“O Pagador de Promessas” (1963)

Dirigido por Anselmo Duarte e produzido por Oswaldo Massaini, “O Pagador de Promessas” foi o primeiro longa nacional a concorrer a maior premiação do cinema. O filme conta sobre seu Zé, um rapaz que faz uma promessa de carregar uma cruz até sua igreja. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

“O Quatrilho” (1996)

Dirigido por Fábio Barreto, “O Quatrilho“, baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato, foi o segundo filme nacional indicado ao prêmio da academia. O filme conta sobre dois casais super amigos, e, depois de tempos, uma esposa se apaixona pelo marido da outra. Depois, ambos pensam em fugir e viver essa experiência constrangedora.

“O Que é Isso, Companheiro?” (1997)

Baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, o longa de 1997 por Bruno Barreto, concorreu ao Oscar do mesmo ano. Estrelado por Fernanda Torres, o filme conta sobre o sequestro do embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick, que ocorreu em 1969.

“Central do Brasil” (1999)

Uma das obras memoráveis do cinema nacional, “Central do Brasil” foi o quarto longa nacional a concorrer a Melhor Filme Internacional no Oscar. Além disso, a atriz Fernanda Montenegro, que protagonizou o filme, concorreu na principal categoria de atuação mas acabou perdendo para Gwyneth Paltrow, o que gerou diversas críticas.

“Cidade de Deus” (2004)

Na 76ª edição do Oscar, Brasil foi muito presente. O longa “Cidade de Deus“, de Fernando Meirelles, baseado no livro de mesmo nome, foi indicado à quatro categorias da premiação, foram estes: Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion News!

Rafael Cruz

Apaixonado por cinema, música e séries. Bora assistir um belo drama ou um terror?

Gostou? Compartilhe e Contagie!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O melhor canal de Nóticias

siga-nos

blog.hiperion@gmail.com

Hipérion Copyright © 2022 Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: Artelima

ENTRE EM CONTATO