Assim que pensamos em atores brasileiros que fazem sucesso no exterior, alguns nomes clássicos surgem na nossa mente, não é mesmo!?
O icônico papel de “Rei Xerxes I”, interpretado por Rodrigo Santoro na saga “300” (2006), talvez seja o mais lembrado de todos.
Além do “ex-galã global”, Wagner Moura é outro ator consagrado em solo tupiniquim que alcançou voos mais altos no cinema internacional.
Com papéis importantes em “Elysium” (2013), “Wasp Network” (2019) e “Agente Oculto” (2022), nosso eterno “Capitão Nascimento” segue brilhando na gringa.
Seguindo os mesmo passos, Bruna Marquezine também vive a expectativa de fazer sucesso nas telonas de fora do país.
Recentemente, a atriz foi selecionada para viver a protagonista “Penny” no longa “Besouro Azul”, novo filme da DC que deve estrear em 2023.
Outra estrela que não pode deixar de ser mencionada é Alice Braga, considerada, por muitos, o maior nome do Brasil no cinema americano.
Com uma carreira internacional de quase duas décadas, a atriz de “Cidade de Deus” (2002) decolou em “Eu Sou a Lenda” (2007) e não parou mais.
Brasileiro menos consagrados também fazem sucesso no exterior
E se o cinema internacional é tido como o Santo Graal para a imensa maioria dos artistas, nada mais justo do que pincelarmos alguns brasileiros menos estrelados que não podem faltar nessa lista.
Embora seja inegável que Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Alice Braga e Bruna Marquezine acabem fazendo mais barulho, outros atores brasileiros seguem conquistando cada vez mais espaço no exterior.
Morena Baccarin
Esse é o caso de Morena Baccarin, que fez toda a sua carreira em território internacional e é um dos principais exemplos a serem lembrados no artigo de hoje.
Filha do jornalista Fernando Baccarin e da atriz Vera Setta, a artista nascida no Rio de Janeiro se mudou para os Estados Unidos ainda durante a infância, se estabelecendo por lá.
Com o sucesso conquistado na pele de “Inara Serra” durante o seriado “Firefly” (2002), Morena despontou no cenário americano e segue firme até os dias de hoje.
Além disso, a atriz já participou de diversas produções renomadas, conquistando merecidamente o seu espaço. Confira alguns papéis:
– Inara Serra em Firefly (2002).
– Chloe em How I Met Your Mother (2006).
– Maya Griffin em The O.C. (2006).
– Adria em Stargate (2007).
– Erica Flynn em The Mentalist (2011).
– Jessica Brody em Homeland (2011).
– Dra. Leslie Thompkins em Gothan (2014).
– Vanessa Carlysle em Deadpool (2016).
– Allison Garrity em Greenland (2020).
Henry Zaga
Seguindo a linha de atores brasileiros que fizeram toda a sua carreira no exterior, chegamos ao caso de Henry Zaga, ator de 30 anos nascido em Brasília.
Depois de passar por Florianópolis, Rio de Janeiro, Miami e até mesmo Bournemouth, Henry se formou no ensino médio e se mudou para Los Angeles em busca da carreira de ator.
Inicialmente, o brasileiro obteve um diploma de Bacharel em Atuação para Cinema, até ser convidado a participar de seu primeiro longa.
Com uma carreira consistente, Henry Zaga se notabilizou pelos papéis nas séries “Teen Wolf” (2015), “13 Reasons Why” (2017) e “Looking for Alaska” (2019).
Além disso, o ator interpretou o herói “Mancha Solar” no filme “Os Novos Mutantes”, que estreou em 2020 nos cinemas americanos.
Maria Fernanda Cândido
Um dos nomes mais recentes a entrarem para a lista de atrizes brasileiras que fazem sucesso fora do país, é o de Maria Fernanda Cândido.
Embora o seu rosto seja bastante conhecido pelas participações em novelas como “Terra Nostra” (1999), “Paraíso Tropical” (2007) e “A Força do Querer” (2017), a atriz acabou de alcançar o exterior.
Recentemente, Maria Fernanda Cândido estrelou o filme “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore” (2022), levando os fãs brasileiros de Harry Potter à loucura.
Por conta da repercussão positiva, é possível que vejamos a atriz atuando em novos projetos no cinema estrangeiro.
Alfred Enoch
Se você chegou até aqui, possivelmente deve ter lembrado do nome de Alfred Enoch, astro da série “How To Get Away With Murder” que adora desfilar pelas ruas do Rio de Janeiro.
Embora tenha nascido em Londres, o ator de 33 anos tem nacionalidade brasileira por conta da sua mãe e ostenta um português impecável.
Alfred já morou em Salvador, na Bahia, e não se cansa de visitar a terra natal da sua família.
No cinema, o ator participou do histórico elenco da saga Harry Potter e, recentemente, estrelou a produção brasileira “Medida Provisória” (2020), à convite de Lázaro Ramos, diretor do longa.
Diversos caminhos levam brasileiros ao sucesso no exterior
Diante de tantos exemplos especiais, ficaram de fora da lista diversas atrizes como Kaya Scodelario, Camila Mendes e Barbie Ferreira, exemplos de uma nova geração focada em crescer internacionalmente.
Ao que tudo indica, essa tendência em buscar oportunidades de brilhar fora do país, de Hollywood até a Europa, não deve parar por aqui.
Vale ficar de olho nos nossos artistas que estão em busca de estampar o nome do Brasil nos cinemas pelo mundo afora…
Continue acompanhando o que há de mais relevante no mundo das artes aqui na Hipérion News!